Connect with us

Ensino Superior

IPV reúne projetos de prevenção da violência e igualdade de género

Joana Alves

Publicado há

em

Imagem: Comunicação e Relações Públicas IPV

O SPECULA – Observatório da violência e género de Viseu promove, a partir do próximo dia 19 de fevereiro, o ciclo de conversas partilhadas “3P – Prevenir Para Proteger”, iniciativa que vai abordar experiências nacionais e internacionais na área da prevenção da violência e da igualdade de género. Direcionado a alunos, docentes e à comunidade em geral, este ciclo, que decorre via plataforma zoom, tem inscrições gratuitas, mas obrigatórias, aqui. 

SPECULA foi criado pelo Politécnico de Viseu, em 2019, resulta de uma parceria do Observatório Nacional de Violência e Género (ONVG) e integra o Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA).

Tem como intuito aprofundar o conhecimento científico sobre as várias dimensões sociais da violência, em particular contra as mulheres, doméstica e de género, e para informar e pretende reunir investigadores/as, especialistas, cidadãos e entidades que têm vindo, ou pretendem vir, a realizar trabalho ou atividades nestas matérias.

A primeira sessão, subordinada à temática da “Igualdade de Género”, conta com a participação da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, e está agendada para dia 19 de fevereiro, sexta-feira, a partir das 16h30.

O segundo webinar, que ocorre no dia 26 de fevereiro, pelas 15h30, apresenta um programa de prevenção da violência no contexto do ensino superior “CAST – Child Advocacy Studies”, implementado nos Estados Unidos da América (EUA).

“PREVINT – Programa de Prevenção da Violência nas Relações Interpessoais” é o tema da terceira e última sessão, que decorre no dia 5 de março, a partir das 16h30, com a presença de Ricardo Barroso, docente da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e coordenador do programa.

Com o propósito de prevenir a ocorrência de comportamentos de agressão, o PREVINT foi desenvolvido de forma a consciencializar e sensibilizar adolescentes e adultos relativamente à violência nas relações interpessoais e às suas dinâmicas de funcionamento.

Este ciclo de conversas partilhadas será Moderado por docentes do Politécnico de Viseu e pretende dar a conhecer as próximas atividades a desenvolver pelo SPECULA.

Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *