Connect with us

Novidades

António Guterres anuncia candidatura a segundo mandato na ONU

Rita Costa

Publicado há

em

Imagem de: Instagram de António Guterres

O atual secretário-geral da ONU, António Guterres, anunciou junto das Nações Unidas a sua candidatura para um segundo mandato de cinco anos que decorrerá entre o ano 2022 e 2026, de acordo com o seu porta-voz, Stéphane Dujarric.

Guterres mencionou à presidência da Assembleia-Geral e do Conselho de Segurança estar “disponível para um segundo mandato como secretário-geral das Nações Unidas, se essa for a vontade dos Estados-membros”, afirmou Dujarric durante uma conferência de imprensa.

Esta é uma oficialização do que já se suspeitava, uma vez que, o secretário-geral da ONU já tinha dado indicações aos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança, no passado domingo, que pretendia dar seguimento ao seu trabalho na Organização, com um segundo mandato de cinco anos.

Segundo Bloomberg, Guterres terá esperado pelo resultado das eleições presidenciais nos EUA, para tomar esta decisão e anunciá-la. Durante a presidência de Trump foram várias as vezes em que a administração do presidente norte-americano convergiu com a ONU e as suas organizações, chegando mesmo a renunciar à Organização Mundial da Saúde (OMS) e tentando terminar com o acordo nuclear assinando em 2015 com o Irão.

Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *