Connect with us

Em destaque

O incrível sucesso de The Queen’s Gambit

Márcia G. Rodrigues

Publicado há

em

Imagem: Youtube

A série The Queen’s Gambit, por cá conhecida como Gambito de Dama, está a ser um autêntico sucesso na Netflix. E não só.

Disponível na plataforma de streaming há cerca de dois meses, a série que conta a história de uma jovem prodigiosa no xadrez foi vista em mais de 62 milhões de contas nos primeiros 28 dias. Chegou mesmo a ser a mais vista em 63 países e entrou para o Top 10 de outros 92. No entanto, o sucesso da história de Beth Harmon parece ter ultrapassado os ecrãs e aumentou o interesse da população em relação ao xadrez.

Nos Estados Unidos da América — um dos 63 países onde a séria foi mais vista —, uma empresa que vende tabuleiros de xadrez viu as suas vendas aumentarem em 1000% em outubro e os tabuleiros foram desaparecendo de várias superfícies comerciais devido ao aumento da procura. Durante o mesmo mês, o site chess.com registou mais de dois milhões de novos utilizadores.

 

The Queen’s Gambit é o título de um livro de Walter Tevis, lançado em 1983 e, tal como a protagonista da série, também o autor aprendeu a jogar xadrez na infância. Com a série, pretende mostrar que o jogo de xadrez não é “apenas para homens”. “Gosto de Beth pela sua ousadia e inteligência. No passado, muitas mulheres tiveram de esconder o cérebro”, afirmou numa entrevista.

 

Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *