Connect with us

Em destaque

OrCam Technologies junta-se ao Centro de Recursos para a Inclusão Digital para auxiliar pessoas disléxicas ou com dificuldades de leitura

Hugo Casaca

Publicado há

em

Imagem: Bloom Cast

A OrCam Technologies, empresa israelita especialista em tecnologia baseada em inteligência artificial para pessoas que são cegas, disponibilizou ao Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, o dispositivo OrCam Read, um novo produto que pretende ajudar as pessoas com dificuldades de visão ou de leitura a ler.

O aparelho está desenhado para pessoas com dificuldades de leitura derivadas de fadiga, dislexia, afasia ou outras condições, bem como para pessoas que leem grandes quantidades de texto. Já o CRID pretende ser um serviço privilegiado de apoio à comunidade na área da acessibilidade digital. Dotado de recursos tecnológicos e dinamizado por técnicos qualificados, este centro tem como missão promover a inclusão social da população com necessidades específicas através do recurso a ajudas técnicas/produtos de apoio no âmbito da acessibilidade digital.

O aparelho estará disponível para ser testado pelas pessoas com deficiência visual e baixa visão, que podem recorrer ao CRID e ficarem a conhecer as suas potencialidades. O equipamento será ainda apresentado aos Centro de Recursos TIC para a Educação Especial da Zona Centro.

“Estamos muito satisfeitos de anunciar esta parceria e disponibilizar o nosso espaço para que possam ser avaliadas crianças e jovens que sejam candidatos a utilização do OrCam Read, no sentido de aconselhar a sua prescrição,” diz Célia Sousa, Coordenadora do Centro de Recursos para a Inclusão Digital da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria.

O OrCam Read já está disponível em Portugal e em português, bem como em múltiplos países e tem a capacidade de ler todas as principais línguas europeias. Utilizando tecnologia baseada em inteligência artificial, o leitor portátil lê e captura em tempo real, texto de qualquer superfície ou ecrã digital. Ao apontar para o texto são ativados dois lasers-guia que fornecem ao utilizador duas opções de leitura: ler tudo ou escolher onde começar a ler. A solução wireless dá ao utilizador feedback áudio instantâneo dos jornais, livros, ecrãs de smartphone, etiquetas, entre outros.

“Podermos auxiliar pessoas com algum tipo de dificuldade disponibilizando o nosso aparelho num local onde podemos criar uma experiência personalizada é para nós muito gratificante,” diz Fabio Rodriguez, Country Manager de Portugal e Espanha. “Com esta parceria o mesmo poderá ser usado como ferramenta de uso escolar ou laboral e será possível recomendar o dispositivo a pessoas com vários tipos de patologias, sendo por isso crucial o conhecimento e experiência dos profissionais do CRID.”

O funcionamento deste dispositivo é totalmente processado offline, sem necessitar de conexão à internet, o que assegura totalmente a privacidade de dados do utilizador. Adicionalmente, para garantir a comodidade dos leitores, poderá ser emparelhado com auriculares via Bluetooth, para que só o utilizador oiça o texto selecionado.

Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

– Publicidade –

– Publicidade –

Artigos recentes

– Publicidade –

– Publicidade –

– Publicidade –