Connect with us

Em destaque

Ex-aluna da Universidade do Minho lança primeiro livro infantojuvenil sobre António Variações

Hugo Casaca

Publicado há

em

Imagem: Universidade do Minho

primeiro livro infantojuvenil sobre o cantor António Variações, “Toninho, o Fantástico Variações”, tem autoria de Fabíola Lopes, ex-aluna da Universidade do Minho.

“O livro vai despertar a curiosidade dos mais jovens para este ícone da música nacional e para as suas canções e facetas, ajudando também a perpetuar a sua memória”, frisa Fabíola Lopes. Editada pela Novembro, a biografia procura explicar quem foi o António antes de ser Variações. “Toninho cresceu numa família humilde do Portugal salazarista, plena de interioridade e verticalidade, de um Minho verdejante e de folclore”, contextualiza a autora.

O retrato desse contexto “foi essencial” para perceber a mudança de Toninho para Lisboa aos 12 anos, para depois definir a sua música “entre Braga e Nova Iorque”, aliando fado, folclore e pop/rock, e para viver em cidades como Amesterdão e Londres. “Apesar do perfil cosmopolita, Variações nunca esqueceu as origens, tendo até elementos alusivos na sua casa em Lisboa”, realça Fabíola Lopes.

Para preparar o livro, leu biografias sobre o cantor e falou com membros da família e amigos da época. “Toninho já era visto com estranheza na infância, não o percebiam”, define. Considera ainda que a nova publicação serve os mais novos, mas também pais e avós fãs do autor de “O corpo é que paga” ou os próprios professores e agentes culturais, nomeadamente de territórios ligados àquele artista. As ilustrações são de Patrícia Ferreira, que foi aluna de Relações Internacionais na UMinho.

Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *