Connect with us

Em destaque

Torres Vedras vai ter um polo da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria

Hugo Casaca

Publicado há

em

Imagem: Câmara Municipal de Torres Vedras

A cidade de Torres Vedras vai contar com um polo da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria. A minuta do protocolo a celebrar entre a Câmara Municipal de Torres Vedras e o Instituto Politécnico de Leiria (IPL) foi aprovada em reunião de câmara.

O polo da Escola Superior de Saúde deverá entrar em funcionamento no próximo ano letivo (2021/2022), no antigo edifício dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Torres Vedras, que será adaptado pela autarquia para o efeito.

Em termos de oferta formativa, está previsto no primeiro ano ter uma turma de mestrado em Enfermagem Médico-cirúrgica e os três cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP) já em funcionamento no Núcleo de Formação do IPL em Torres Vedras. Durante o próximo ano letivo, será proposta a criação das licenciaturas Ciências Biomédicas Laboratoriais e Podologia.

A criação de um polo de ensino superior na área da saúde em Torres Vedras, com formação ao nível de CTeSP e licenciaturas, mas também de mestrados, pretende dar resposta às necessidades formativas da região e aumentar a atratividade do Concelho.

Este polo constitui também um elemento de central importância para a escolha da localização do novo Hospital do Oeste. A existência de uma escola desta tipologia nas proximidades de um hospital potencia a capacidade operacional do mesmo, uma vez que além das parcerias em termos de estágios e formação contínua dos profissionais de saúde, é um polo agregador de projetos de investigação na área da saúde.

Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *