Connect with us

Em destaque

ISCAL galardoado com bandeira verde do programa Eco-Escolas

Hugo Casaca

Publicado há

em

Imagem: Reputation
Anterior1 of 2
Utilize as teclas de cursor ← →

Nas palavras de Margarida Piteira, Pró-Presidente do ISCAL para as Relações com a Comunidade, “É com satisfação que comunicamos a obtenção da Bandeira Verde no primeiro ano em que participamos no programa Eco-Escolas, fruto de um trabalho colaborativo que envolveu alunos, funcionários e docentes. 2020 Foi o ano no qual o ISCAL começou a consolidar a sua consciência ambiental, coincidindo com a sua participação no programa Eco-Escolas. Esforço, este, reconhecido pela atribuição do galardão Bandeira Verde, pela primeira vez à nossa instituição. O ISCAL, também é verde, sendo hoje uma Eco-Escola. Constituir o ISCAL uma instituição de ensino, mais sustentável e amiga do ambiente, é uma das nossas apostas. Não obstante, esta área encerra alguns desafios. Por um lado, as caraterísticas arquitetónicas e de logística do edifício que nos acolhe; por outro lado, a organização e compatibilidade das agendas, e dos tempos, da comunidade ISCALina. Não obstante, há uma equipa motivada, que abraça a causa, abrindo caminho para que o ISCAL exerça a sua missão de cidadania ecológica; trabalhando e implementando projetos anuais, nesta área de responsabilidade social.”

O ISCAL, enquanto instituto de ensino superior público, aposta num conjunto de princípios que promovam as boas práticas, tais como a inclusão, igualdade, diversidade, a abertura e participação da população académica na responsabilidade social, assim como a sustentabilidade e o respeito pelo meio ambiente. É neste enquadramento que, preocupado com o desenvolvimento sustentável dos estudantes, funcionários e docentes, foram promovidas um conjunto de iniciativas inseridas no Programa Eco-Escolas, que incentivam à redução do consumo de água, à gestão eficiente da energia, à reutilização, à redução do consumo de plástico, à reciclagem e à separação do lixo, como pequenos contributos para ajudar a melhorar o ambiente e a qualidade de vida de toda a comunidade ISCALina.

Para a obtenção do prémio, o ISCAL teve de introduzir o programa Eco-Escolas no seu campus e na vida diária de toda a sua comunidade. A implementação deste programa obrigada à execução de uma metodologia de sete passos, que visam garantir a participação de todos na tomada de decisões, envolvendo-os assim na construção de um instituto e de uma comunidade mais sustentáveis.

Os sete passos são: a formalização de um Conselho Eco-Escola; a realização de uma Auditoria Ambiental; a construção de um Plano de Ação; a Monitorização e Avaliação; o Trabalho Curricular; a Informação e Envolvimento da Escola e da Comunidade Local; e o Eco-Código.

Anterior1 of 2
Utilize as teclas de cursor ← →

Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *