Connect with us

Ciência & Tecnologia

6 Formas seguras de fazeres compras online no mês das compras na internet

Rita Costa

Publicado há

em

Unsplash

Se és adepto das compras online, este artigo é para ti! O digital é um meio cada vez mais utilizado para fazer compras e com a chegada da pandemia, quem ainda não tinha cedido a esta inovação, certamente experimentou este meio prático e imediato de fazer compras.

As vantagens são muitas, desde o tempo poupado em filas, a dirigir-nos às lojas, o acesso a um maior número de produtos, podemos comprar quando queremos às horas que desejamos. Mas não há bela sem senão, por isso há muitas desvantagens das compras na internet.

No mês de outubro assinala-se o Dia das Compras na Internet, a Mais Superior reuniu 5 dicas para fazeres compras seguras (e sem burlas) online.

1. Procura o cadeado no teu browser. Procura por um desenho de um cadeado na barra de endereço do lado esquerdo do teu browser e verifica se o endereço começa com https://. Se o website não for seguro, não vale a pena continuares a ver.

2. Não faças compras a partir de computadores públicos ou através de redes Wi-fi abertas. Os dispositivos públicos podem não ter recursos de segurança importantes, como, um antivírus ou uma firewall, e podem estar expostos à possibilidade de outras pessoas acederem aos dados do meio de pagamento utilizado.

3. Compara preços. A Internet é um mundo e é sempre possível encontrar bons (ou melhores) negócios. Sejam produtos novos ou usados, procura em diferentes páginas e diferentes fornecedores do mesmo produto, compara preços, prazo de entrega e tem em atenção a credibilidade que, em alguns casos, é avaliada por outros consumidores.

4. Desconfia de preços muito abaixo dos de mercado. As empresas procuram lucro e há sempre um custo de produção do produto. Por isso, desconfia quando o desconto é muito generoso. Tem atenção para não acabares por ser vítima de fraude e receberes um produto falsificado, ou nem sequer o receberes.

5. Não guardes os dados do teu cartão de crédito. Há muitas lojas online que permitem guardar os dados do seu cartão de crédito ou de débito. Até pode ser mais prático, se tiveres intenção de fazer uma futura compra, mas em termos de segurança, não é recomendável. Se o website for atacado por hackers, outros utilizadores podem ter acesso aos teus dados. Para diminuir os riscos de fraude, podes optar por serviços como o PayPal – que permite o uso de cartão de crédito nas compras sem que o site tenha os teus dados – ou MB NET – um serviço português, gratuito que permite efetuar pagamentos online de forma fácil e segura.

6. Fazes compras internacionais? Cuidado. Fazer compras em sites de outros países tem a vantagem de poder adquirir produtos que não se encontram em Portugal. Mas deves ter o dobro da atenção, já que cada país tem a sua própria legislação no que toca a compras feitas online.  Considera que prazos de entrega são maiores e que produtos importados são tributados.

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *