Connect with us

A Tua Revista

Torna-te estudante-atleta!

Joana Fonseca

Publicado há

em

Adobe Stock

Chegaste ao Ensino Superior e, até agora, imaginavas que ter 18 anos era bem mais fácil do que está a ser, certo? Há muito mais para explorar, vivenciar e aproveitar! Já pensaste em voltar ou, se for o caso, começar uma prática desportiva? A Mais Superior dá-te informações úteis sobre o Estatuto Estudante-Atleta!

As inseguranças de um futuro no mundo do desporto e o começo da falta de tempo são dois dos principais obstáculos à continuidade da prática desportiva de muitos jovens. O mundo do Ensino Superior pode ser ainda mais aliciante por diversas razões: estás no curso que desejavas, ganhaste uma maior autonomia, novas amizades, mais convívios e festas, entre tantas outras coisas… Mas a entrada no Ensino Superior é uma ótima oportunidade para continuares ou começares a praticar desporto.

O QUE É?

O Estatuto Estudante-Atleta surgiu para motivar a representação desportiva das instituições de Ensino Superior e das Associações de Estudantes, e também para apoiar os atletas federados que durante a frequência do curso superior mantenham uma atividade desportiva.

De acordo com o Decreto-Lei n.º 55/2019 de 24 de abril “A prática regular de atividade física e desportiva, em contexto escolar e académico, é reconhecidamente um importante complemento no percurso do estudante, com vista à sua formação integral enquanto indivíduo, potenciando o desenvolvimento de hábitos saudáveis ao longo da vida.”

Com a aprovação deste estatuto ficam estabelecidos direitos para todos os estudantes-atletas de qualquer instituição de Ensino Superior, permitindo apoiar os jovens que desenvolvem uma carreira desportiva paralelamente à carreira académica. O mesmo tem a duração de um ano, entrando em vigor a partir do momento da sua atribuição e, caso haja essa vontade, é renovado todos os anos.

A criação do Estatuto Estudante-Atleta contou com a colaboração do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos e da Federação Académica do Desporto Universitário.

DIREITOS

1. Ter prioridade na escolha de horários e turmas;
2. Faltar por participação em competições oficiais;
3. Quando coincide com datas de competições, ver alteradas datas de testes exames ou frequências;

DEVERES

1. Cumprir as regras da modalidade;
2. Ser fiel aos princípios do fair-play;
3. Respeitar e defender o estabelecimento de ensino que frequenta;
4. Ter aproveitamento escolar;

Para saberes mais, consulta o Estatuto Estudante-Atleta aqui.

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *