Connect with us

A Tua Revista

Mensagens de boas vindas dos presidentes das Associações Académicas

Joana Fonseca

Publicado há

em

Sofia Escária

Presidente da Federação Académica de Lisboa (FAL)

Caro(a) colega, Sê bem-vindo(a) ao Ensino Superior! No meio deste ano atípico de inúmeros desafi os e incertezas, juntas-te agora a uma das melhores Academias do país, uma referência a nível nacional e internacional pela sua formação académica de excelência, rigor e qualidade. Ser estudante de Lisboa signifi ca usufruir de uma experiência sem igual, não só pela aquisição de conhecimento, mas principalmente pela intervenção das Associações de Estudantes e da Federação que tens ao teu dispor. Através das mesmas, poderás defender os teus direitos e interesses, tornares-te um cidadão mais consciente e informado e assegurares que aproveitas ao máximo esta que será uma das etapas mais inesquecíveis e preponderantes da tua vida. Vem Viver a Academia e Mudar Lisboa connosco.

Marcos Alves Teixeira

Presidente da Federação Académica do Porto (FAP)

Bem-vindo à Academia do Porto! Começas hoje uma nova página na tua vida. Eu já estive nesse lugar e hoje tenho a certeza de que estão a ser os melhores anos da minha vida. O Ensino Superior é um conjunto de etapas que, sem exceção, te vão ensinar sempre algo importante. Iniciamos o ano letivo com preocupações que, há uns tempos, não passavam pela cabeça de ninguém. Ainda assim, há duas certezas que te quero transmitir: 1. Se estás a ler isto, é porque fi zeste a escolha certa, estudar! 2. A FAP, assim como todas as Associações de Estudantes e Instituições podem assegurar que estarás seguro aqui. Estudo, desporto, concertos, debates e novos projetos: em 2020 terás tudo, sempre com todos os cuidados. Aceitas a missão de mostrar que os estudantes sabem dar o exemplo? Sê bem-vindo à Academia do Porto! O teu futuro começa aqui.

Bernardo Rodrigues

Presidente da Associação Académica de Lisboa (AAL)

Aos novos Estudantes, uma nova etapa se avizinha com novos desafios, com novos sonhos, e eis como queremos ter o mundo na palma da mão. Vivemos tempos diferentes, tempos de e pós pandemia, e teremos de viver com isso. Aos novos estudantes, uma nova etapa se avizinha com novos desafios, com novos sonhos, e eis como queremos ter o mundo na palma da mão. Esperemos que a vacina chegue, para que todo o normal desenrolar de atividades volte, de modo a que consigam experienciar a praxe, as festas e atividades das vossas Associações de Estudantes e, por fim, virem ao melhor festival académico, a Queima das Fitas de Lisboa em 2021. Mas, mais que um sonho, quando finalizarem esta etapa, será certamente a concretização do mesmo, uma sensação de “dever cumprido”. O ingresso no Ensino Superior não deve ser encarado como uma opção, mas sim como a opção, pois será graças a esta etapa que ficaremos mais preparados, mais qualificados para enfrentar o futuro com um sorriso nos lábios. A Associação Académica de Lisboa disponibiliza todos os seus recursos humanos (e não só), para que este novo passo seja feito da melhor maneira e a sua integração seja um processo natural e sem receios por parte dos Estudantes. O nosso futuro reside nestes novos alunos que ingressam no ensino superior. A AAL, enquanto associação de estudantes, tem a seu cargo, entre outras responsabilidades, promover uma verdadeira integração na comunidade académica e recusar acolhimento ou apoios a ações que põem objetivamente em causa a liberdade e a dignidade humana. Pretendo salientar que a AAL é de facto uma Academia diferente e que é preciso viver o espírito Olissiponense para entender o mesmo. A todos quantos ingressam agora no Ensino Superior, sejam bem vindos, esperamos estar a altura dos vossos desafios e da minha parte e em nome da Académica de Lisboa, convido todos a visitarem o nosso site, assim como acompanhar as nossas redes sociais que estarão sempre ao vosso dispor para que possam ajudar nesta escalada que iniciam. Saudações Académicas.

Fernanda Barreiros

Presidente da Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE)

Honesto estudo com longa experiência misturado. É com enorme prazer que dou as boas vindas aos novos alunos que, nos próximos anos, irão ingressar no ensino superior e beneficiar de uma formação única. Irão agora embarcar numa viagem de honesto estudo e longa experiência à mistura que vos transformará de uma forma que apenas no fim do percurso irão conseguir compreender. Parabéns por terem apostado na vossa formação, o país precisa de vocês para crescer e se manter com qualidade reconhecida nacional e internacionalmente. Que daqui para frente cresçam e se envolvam absorvendo o espírito da comunidade que vos rodeia da forma mais plena possível. Vocês são o futuro! Neste vosso novo percurso, poderão contar com a AAUE, que é feita por e para vocês, sendo vossa parceira, para que possam crescer e atingir os vossos objetivos. O caminho é feito por todos nós, a AAUE é vossa, venham ter connosco! De estudantes para estudantes, estamos aqui para vos acolher. Sejam bem-vindos!

José Pinheiro

Presidente da Associação Académica

A todos os novos alunos que iniciam agora uma das etapas mais importantes e bonitas das suas vidas, a Associação Académica da UTAD deseja os maiores votos de sucesso. Em especial para aqueles que vão iniciar o seu trajeto pela paisagem transmontana rumo ao Reino Maravilhoso, descrito por Miguel Torga na sua obra, a cidade de Vila Real. Uma mensagem honesta e de confiança a todos os que neste período difícil iniciam o seu percurso académico: a valentia transmontana começará a ser parte integrante de vós, e será igualmente parte do vosso orgulho. A UTAD, em parceira com a AAUTAD, deseja assegurar que esta vossa passagem pelas terras do Douro seja inesquecível e que desfrutem deste que é o começo de uma bela história.

Para Cá do Marão, Sejam Bem-Vindos!

Rui Oliveira

Presidente da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho)

Caras e Caros Estudantes, Antes de mais, desejar-vos os parabéns por terem ingressado no Ensino Superior. Nesta nova fase das vossas vidas, serão muitas as mudanças, particularmente no período atípico em que ingressam nesta aventura. O ensino superior é um período de desafios constantes, onde terão oportunidade de adquirir conhecimento na área que vos cativou, mas, para além disso, um lugar que vos proporcionará um conjunto de experiências a nível social e cultural que irá certamente enriquecer- -vos enquanto estudantes, futuros profissionais, mas principalmente como cidadãos. Envolvam-se! O vosso percurso de formação académica começa aqui e terminarão esta etapa pessoas diferentes daquelas que são hoje e por isso, devem aproveitar ao máximo estes próximos anos. Sejam audazes, mas principalmente felizes! Votos de muito sucesso.

Tiago Diniz

Presidente da Federação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Superior Politécnico (FNAEESP)

Caros colegas, Sejam bem-vindos ao Ensino Superior! Num ano atípico, onde o incerto é certo e o “novo normal” ainda se está por descobrir, gostaríamos desde já de vos parabenizar pela decisão de dar continuidade aos vossos estudos, ingressando no Ensino Superior. Neste momento, estão prestes a iniciar uma das jornadas mais desafiantes da vossa vida. No entanto, não estão sozinhos. A Federação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Superior Politécnico – FNAEESP –, assim como a vossa Associação de Estudantes, vai-vos acompanhar ao longo do vosso percurso académico. Em conjunto, trabalharemos com o rigor necessário de forma a proporcionar-vos uma melhor experiência com a segurança devida. Podem contar com a FNAEESP, assim como nós esperamos poder contar convosco!

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *