A parceria feita entre o Politécnico de Leiria e o Instituto Padre António Vieira levou ao nascimento do projeto “100% IN”®, com o objetivo de promover a inclusão integral de estudantes com necessidades educativas especiais.
O projeto recebeu no mês de junho, o registo da marca portuguesa, concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial. O projeto vem reforçar a vocação do Politécnico de Leiria para a inclusão, assumido como um dos valores primordiais da sua ação ao nível da sua dinâmica interna, mas também na sua relação com o exterior, seja junto da sua comunidade, seja a nível nacional ou em contexto internacional.
“100% IN”® vai permitir ao Politécnico de Leiria criar e estruturar um plano de ações de desenvolvimento e inovação social durante os próximos três anos, a pensar na inclusão integral dos estudantes com necessidades específicas.
“O compromisso do Politécnico de Leiria enquanto instituição de ensino superior passa por promover uma sociedade mais inclusiva, a partir da sua realidade interna, envolvendo a comunidade em múltiplos exemplos de boas práticas geradas para dentro da instituição, e de dentro para fora, em conjunto com outros intervenientes”, explica Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria. “As ações desenvolvidas durante uma fase inicial do “100% IN”®, que contou a colaboração de professores, técnicos e estudantes, ainda enquanto projeto piloto, permitiram obter um diagnóstico efetivo da situação dos estudantes com necessidades específicas e delinear respostas adequadas para uma melhor inclusão, e, desta forma, apresentar medidas inovadoras para as necessidades encontradas”, revela.
No ano letivo da sua estreia (2018/2019), o “100% IN”® chegou a 103 estudantes com necessidades específicas, e o Politécnico de Leiria assumiu o desenvolvimento de uma estratégia de intervenção organizada e sustentável para garantir que estes estudantes entrassem, permanecessem e concluíssem a sua formação académica no ensino superior.