Connect with us

Em destaque

Diretor do IADE ganha prémio internacional

Joana Fonseca

Publicado há

em

IADE

O projeto inovador desenvolvido por Carlos Rosa juntamente com a designer e alumna do IADE, Maria Diaz, investigou o impacto da descodificação de pictogramas em movimento, em comparação com pictogramas estáticos, no campo do design de informação.

O designer e diretor do IADE em parceria com a designer e alumna, Maria Diaz, fora distinguidos internacionalmente com o prémio IIIDAWARD 2020, promovido pelo Interncional Institute foi Information Design.

O projeto “Pictography in Motion” foi premiado com bronze na categoria de investigação internacional e na categoria “Editor´s Choice” que irá permitir a sua publicação na edição do livro da IIIDAWARD e a participação numa tour internacional dedicado ao design de informação.

A investigação analisou proposições especulativas para adicionar movimento a 13 pictogramas do sistemas AIGA (um dos sistemas pictográficos mais utilizados no mundo, desenvolvido pela associação internacional AIGA). Após a modificação dos pictogramas, foram recolhidos dados em entrevistas e grupos de foco a designers e não-designers, que permitiram concluir que a introdução do movimento pode ser uma contribuição importante para facilitar a interpretação de pictogramas e permitir que se desenvolvam com características diferentes, como incentivar o comportamento cívico, aprimorar o conteúdo de uma mensagem e criar laços emocionais.

Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *