Connect with us

A Tua Revista

Job Summit Edição Universitária

Joana Fonseca

Publicado há

em

Job Summit

A maior feira virtual de emprego em Portugal, este ano, decidiu focar-se em candidatos que frequentam o ensino superior ou que tenham terminado recentemente. Pretende dar aos jovens a oportunidade de contactarem com o mercado de trabalho. A iniciativa é 100% virtual e gratuita.

Como foi criada a ideia de uma feira dedicada ao emprego?

O Job Summit surge da necessidade de criarmos sempre coisas novas que tragam vantagens para candidatos e empresas. Se formos apenas um portal de anúncios, seremos iguais aos que já existem. Para além disso, o Alerta Emprego faz parte do The Network que é uma rede internacional de portais de emprego em que cada país tem um portal representante. Todos os anos existe uma conferência em que todos os representantes se reúnem e partilham ideias. Percebemos que as feiras virtuais de emprego são algo recorrente lá fora, mas em Portugal ainda não existiam. Então, porque não criarmos uma e vermos como corre. Em outubro de 2017 lançámos a 1.ª Edição do Job Summit (Generalista) e foi um sucesso. Com 39 empresas participantes e 8300 candidatos registados, em apenas dois dias alcançámos 11550 candidaturas aos anúncios. Ficou provado que seria algo a repetir.

Qual é no fundo a ideia do evento?

O principal objetivo do evento é reduzir o foco entre os candidatos e as empresas. Há uns anos realizámos um inquérito e uma das conclusões a que chegámos é que a maior frustração dos candidatos na procura de emprego é a falta de feedback por parte das empresas, ao longo dos processos de recrutamento. Aqui, sendo uma feira online e 100% virtual, o feedback é em direto. Através das salas de chat, públicas e privadas, os candidatos podem colocar diretamente questões aos recrutadores das empresas e ver essas questões serem respondidas no momento. Acreditamos, pela nossa experiência e pelo feedback que temos recebido, que o Job Summit aproxima candidatos e recrutadores e estamos a criar algo diferenciador em Portugal. No feedback que recolhemos após os eventos, a sensação é sempre de missão cumprida e que estamos a contribuir para algo que realmente é útil, inovador e que ajuda as pessoas. Muitas pessoas conseguem entrevistas e consequentemente emprego após os eventos. Algumas pedem-nos para realizarmos edições todos os meses.

Esta edição de 2020 é dedicada aos Universitários. Como e porque surgiu?

Em 2020 definimos como objetivo organizar três eventos: um dedicado ao Turismo, um Universitário e um Generalista. Em 2019 organizámos duas feiras de emprego virtuais generalistas (em fevereiro e em outubro) e sentimos que, por estarem “divididas” no tempo, o impacto não foi tão elevado. Então, mais uma vez, optámos por testar coisas novas e lançar eventos segmentados. O do Turismo surgiu por, nos primeiros meses do ano, ser a altura forte de recrutamento deste setor. Para além disso, desde o início do Alerta Emprego (entidade organizadora do Job Summit) que frequentamos feiras universitárias de Norte a Sul do país, para nos aproximarmos do mercado jovem e universitário. São centenas de empresas que participam e muitas vezes limitadas pelas deslocações, recursos, etc. Desta forma decidimos lançar a edição Universitária, para ajudar na necessidade das empresas recrutarem para os perfis mais jovens, de trainees, estágios de verão, entre outros e assim ajudar os jovens estudantes a ter acesso a um leque maior de empresas, sem terem que se deslocar.

Queres saber mais? Carrega no link https://bit.ly/MS_MAIO_2020

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

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