Devido aos vários pedidos o ProjectLab, CIEBA e FBAUL estão a desenvolver um modelo de viseira de forma a contribuir para a redução da falta de equipamentos de proteção que tem havido neste momento de pandemia.
Sendo necessário recorrer a um processo de fabrico rápido foi desenvolvido um modelo onde a produção é feita de forma fácil, com uma diversidade mínima de meios e materiais. Um modelo acessível, de baixo custo, leve e confortável, para que seja utilizado de forma fácil e intensa.
A viseira é constituída por um número de peças tão reduzido, onde a simplicidade e rapidez de montagem garante acessibilidade ao utilizador. A pala superior previne a entrada de partículas por cima, que une ao plano frontal com a zona de contacto na testa garantindo rigidez e resistência, para a viseira uma folha A4 de acetato transparente com uma perfuração padrão.
Através do Centro de Investigação em Belas-Artes (CIEBA) e por financiamento dos fundos nacionais da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P, tornou-se possível a produção de 5000 viseiras para instituições de saúde, forças de segurança e outras entidades públicas que necessitem de equipamento de proteção.
A equipa é formada por João Rocha, João Costa, Tiago Girão e Cristóvão Pereira, e a ajuda de profissionais de saúde do Instituto Português de Oncologia, do Hospital São Francisco Xavier e Hospital de São José.