Connect with us

Ciência & Tecnologia

FCT NOVA produz 300 litros de gel desinfetante e 400 máscaras

Joana Fonseca

Publicado há

em

Pexels

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa produziu numa manhã centenas de litros de gel desinfetante e de máscaras viseiras que estão a ser distribuídas por oito hospitais.

A iniciativa partiu do Departamento de Química da faculdade que juntou um professor, um aluno e um investigador, para a produção de gel desinfetante e de máscaras. A equipa aproveitou material doado por colegas de laboratórios, como etanol, glicerol e água oxigenada, para a produção de gel.

Com a colaboração do Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial (DEMI), do FTV Fablab, foi criada uma linha de montagem para a produção de máscaras viseiras, até agora já foram produzidas 400 máscaras que estão a ser entregues nos hospitais como Vila Franca de Xira, Cascais, Santa Maria, Garcia da Horta, Parque de Saúde de Alvalade, São José, Curry Cabral e Luz.

Estão envolvidas cerca de 30 pessoas nesta produção que é feita sem parar, 24h e sete dias por semana, para conseguirem responder às necessidades dos hospitais e profissionais de saúde portugueses que estão a lutar contra a pandemia do Covid-19. São necessárias duas horas para produzir cada máscara, sendo capaz de serem produzidas por dia 100 máscaras.

Além desta produção de máscaras, quatro alunos de Engenharia Mecânica estão a fabricar máscaras produzidas com materiais comuns de bricolage e com uma impressora comum.Apesar de não poderem ser usadas em situações delicadas, são ideais para o contacto direto com o público, como por exemplo numa consulta médica. Estes alunos já estão a responder ao pedido de 500 viseiras por parte da Administração Regional de Saúde do Alentejo.

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *