A Federação Académica do Desporto Universitário celebra este ano 30 anos de existência e para celebrar juntámos os momentos mais marcantes. É importante valorizar todos os momentos e cada um contribui para o desenvolvimento do desporto universitário. Parabéns FADU!
Tudo começou em 1990, quando foi fundada a FADU- Federação Académica do Desporto Universitário, a 2 de março, por 10 Associações Académicas Nacionais, AAC, AAL, AAUA, AAUAlg, AAUAv, AAUBI, AAUM, AAUTAD, AEUE e FAP, Rui Fonseca era o Presidente da Comissão Instaladora. No mesmo ano são organizados os primeiros Campeonatos Nacionais Universitários sob égide da FADU.
A tomada de posse da primeira direção é feita em 1991, presidida por Paulo Colaço. Passados dois anos, em 1993, a FADU torna-se membro da Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU), em Assembleia Geral que decorreu durante a Universidade de Buffalo , nos EUA. Ainda em 1993 a Federação é admitida na Assembleia Plenária do Comité Olímpico dePortugal.
Em 1995 é atribuído à FADU, pelo Governo Português o Estatuto de Utilidade Pública Desportiva, passado uns meses Nuno Fernandes venceu a primeira medalha em representação da FADU numa Universíada. O estudante-atleta conquistou a medalha de bronze no salto à vara (5,55m) na Universíada de Fukuoka, no Japão.
Passados um ano, 1996, é organizado o primeiro grande evento desportivo internacional em nome da FADU o Campeonato Mundial Universitário de Corta Mato, nas Açoiteias, Algarve. Em 1999 a mesma torna-se membro fundador da Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA).
Em 2000, com o início de um novo século a FADU muda de sede em Lisboa, das Picoas para o Estádio Universitário. Aveiro recebe o Campeonato Europeu Universitário de Basquetebol, que juntamente com o Voleibol, na Sérvia, foram os dois primeiros campeonatos Europeus da história da EUSA e Portugal conquistou as primeiras medalhas com o bronze feminino da AAUAv Universidade de Aveiro e a prata masculina da AEFMH/UTL, em 2001.
Passados três anos, em 2004, a FADU recebe em Lisboa o Fórum da Federação Internacional do Desporto Universitário em pleno “Ano Europeu da Educação pelo Desporto”.
A 1.ª Gala anual do Desporto Universitário/FADU realiza-se em 2008 e no mesmo ano Portugal sagra-se pela primeira vez Campeão Mundial Universitário numa modalidade coletiva, com a Seleção Nacional Universitária de Futsal Masculina, em Koper, Eslovênia, derrotando a Ucrânia na final por 5-1 e a Seleção Nacional Universitária de Futsal Feminino sagrou-se vice-campeã mundial em Vitória, Brasil, na 1.ª Edição da Competição Feminina.
Em 2009 a FADU altera os estatutos de forma a se adequar ao novo regime jurídico das federações desportivas, que implica profundas mudanças no modelo de participação na Assembleia Geral e torna-se membro extraordinário do Comité Paralímpico de Portugal.
Um ano depois, em 2010, a Seleção Universitária de Rugby 7 masculina sagrou-se Campeã Mundial Universitária da modalidade e a equipa feminina conquistou bronze, a competição decorreu no Porto. No mesmo ano, A AAC da Universidade de Coimbra recebe o prémio “Melhor Universidade Europeia” da EUSA, pela primeira vez uma instituição portuguesa é primeira no ranking, pelo conjunto de resultados e participações nos Campeonatos Europeu Universitários desse ano.
A alteração da imagem corporativa da FADU, em 2011, com novo e atual logótipo e slogan “I am a sports lover”. Nélson Évora conquista nesse mesmo ano em Shenzhen a segunda medalha de ouro na Universíada de verão. Sara Moreira conquista a quarta medalha em eventos da FISU, sendo a atleta mais medalhada em competições mundiais universitárias.
Em 2012, a FADU torna-se membro de pleno direito do Conselho Nacional da Juventude (CNJ). 2013 foi quando o Governo atribuiu o Estatuto de Utilidade Pública à FADU que viu renovado o estatuto de UPD e passa a integrar o Conselho Nacional do Desporto, recebe ainda a Assembleia Geral do Funchal e a 1.ª Gala Anual da Associação Europeia de Desporto Universitário (EUSA).
Em 2015, a Seleção Nacional Universitária de Andebol Masculino conquistou o ouro na Universíada de Gwangju, Coreia do Sul, a primeira medalha de uma modalidade coletiva.
A FADU promoveu em Portugal, a exemplo de muitos outros países as comemorações pela primeira vez do Dia Internacional do Desporto Universitário, decretado pela UNESCO. Um ano após, em 2018, Portugal recebe em Coimbra o maior evento multidesportivo de competições da história os Jogos Europeus Universitários que reuniu mais de 4000 estudantes-atletas de 40 países e 291 Universidades Europeias. A Delegação portuguesa bateu recordes com 473 Estudantes-Atletas, apoiados por 136 oficiais, que representaram 23 clubes FADU oriundos de 13 Instituições de Ensino Superior.
Em 2019 na Gala da EUSA organizada pela FADU, em Aveiro juntamente com a Conferência e Assembleia Geral recebe pela 5.ª vez o galardão de Federação mais ativa da Europa (2013, 2014, 2015, 2017 e 2018), atribuído pela EUSA. A AAUM da Universidade do Minho foi considerada a “Melhor Universidade da década de 2009-2019”. No mesmo ano, o Estatuto Estudante-Atleta foi promulgado pelo Governo Português, um desejo de vários anos da FADU e dos clubes e associados.
Por fim, este ano, a Covilhã e Fundão recebem a 31.ª FADU-Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, maior evento multidesportivo do calendário anual.
[post_gallery]