Connect with us

Ciência & Tecnologia

Investigadores da UC desenvolve ferramenta para medir benefícios de projetos sociais

Flávia Ramalho

Publicado há

em

Universidade de Coimbra

Uma equipa multidisciplinar de investigadores do Observatório de Cidadania e Intervenção Social da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC) e do i9 Social – Centro de Inovação Social está a desenvolver uma ferramenta inovadora de medição de benefícios dos projetos sociais, baseada na Teoria da Mudança.

Numa nota enviada à redação, a Universidade de Coimbra faz saber que a equipa está a acompanhar em contexto real seis projetos de inovação social, em várias áreas, no distrito de Coimbra.

A equipa de investigadores pretende “recolher indicadores para construir os instrumentos adequados de medição”, explica Filipe Cardoso, do i9 Social, num comunicado enviado à redação.

Os investigadores pretendem desenvolver uma metodologia a partir das informações fornecidas por beneficiários e stakeholders, em vez de basearem a investigação em manuais científicos e teoria.

Pretende-se desenvolver uma solução capaz de medir objetivamente, com base nas melhores práticas, o valor social e o valor económico de projetos de inovação social, por forma a responder de forma sustentável a problemas sociais complexos e modificar o tecido social local”, pode ler-se na mesma nota enviada à redação.

O projeto deve estar concluído dentro de um ano e pretende-se que nessa altura seja possível identificais quais os benefícios tangíveis e intangíveis dos projetos.

A investigação prevê ainda a criação de um Observatório para o Impacto Social, onde será disponibilizada informação e mapeamento de Avaliação de Impacto em projetos no âmbito da inovação social.

O i9 Social é financiado pelo programa Portugal Inovação Social e pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC).

Para além da equipa da FPCEUC, são parceiros o IES – Social Business School, o Instituto Pedro Nunes (IPN) e a Skillent, empresa especializada em soluções para problemas sociais.

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *