Connect with us

Lazer & Cultura

INOV Contacto destaca melhores países para uma carreira internacional

Flávia Ramalho

Publicado há

em

O ano de 2020 pode ser um ano de mudança. Pode ser o ano em que escolher ir além-fronteiras e começar uma carreira internacional.
Para te ajudar, o programa de estágios internacionais INOV Contacto listou alguns dos melhores países para iniciares uma carreira internacional em 2020.
Segundo afirma, em comunicado, Maria João Bobone, diretora do programa INOV Contacto, “esta é a altura indicada para quem procura ter uma experiência profissional lá fora. O custo dos voos está a diminuir, é mais fácil obter vistos de trabalho e as oportunidades de emprego no exterior estão a aumentar“.

Emirados Árabes Unidos:

É um país virado para o mundo, que agrega e concilia diferentes culturas, religiões e etnias (população local apenas representa 10% da população total), pelo que a qualidade de vida e o conforto oferecidos para estrangeiros são uma das suas principais bandeiras”, pode ler-se na nota enviada à redação.
Embora tenha um elevado custo de vida, o INOV Contacto explica que um jovem recém-licenciado europeu consegue obter um salário mínimo na ordem dos 3 mil euros ilíquidos, sendo que o valor pode ser ainda mais elevado, tendo em conta a área de estudo e sector de atividade.
Finanças, Hotelaria, Serviços em Geral e Indústria Petrolífera são as áreas com maior taxa de empregabilidade.
Para além de tudo isto, é um dos países mais seguros do mundo e com barreiras linguísticas reduzidas – o inglês é a língua predominante.
Segundo o mesmo comunicado, se conseguires um contrato de trabalho, consegues um visto de trabalho/residente, sem impedimentos.

Cabo Verde:

A estabilidade política e a paz social garantem a Cabo Verde a qualidade de vida. As características da população são outros pontos a favor deste país africano.
O custo de vida é, habitualmente, mais alto do que em Portugal, no entanto os salários e benefícios de um europeu a viver no país estão de acordo com os padrões internacionais, pelo que é possível viver uma vida cómoda do ponto de vista financeiro”, explica em comunicado o INOV Contacto.
A Hotelaria, o Comércio e outros Serviços são as áreas que procuram mais profissionais
Tanto o visto temporário para experiências profissionais de curta duração, como o visto de residência são fáceis de obter, apenas um pouco demorados, pelo que devem ser pedidos com antecedência.
Trata-se de um país seguro e tranquilo, apesar de serem recomendadas algumas precauções. Para um português, a língua é um facilitador de integração, já que é o idioma oficial”, concluí a mesma nota.

Colômbia:

Segundo o INOV Contacto, a Colômbia tem muito para oferecer a quem se pretende aventurar profissionalmente, no estrangeiro.
Apesar do custo de vida em Bogotá ser um pouco mais elevado, em cidades secundárias como Medellín, Cali ou Barranquilla o custo de vida tende a cair para metade, sendo boas opções para viver e trabalhar”, explica a mesma nota.
As profissões mais procuradas são a Engenharia Industrial, a Engenharia Informática, a Medicina e a Geologia. Uma pessoa com mestrado ou doutoramento consegue emprego com facilidade na Colômbia.
Embora o ordenado mínimo seja de 3 ou 4 mil euros.
Ao longo dos anos, a situação política do país veio a estabilizar-se e a segurança aumentou nas cidades principais, apesar de serem também recomendadas algumas precauções”, explica o programa de estágios internacionais.
Dois outros pontos facilitadores são a língua espanhola – fácil de aprender – e o visto de trabalho – fácil de obter, desde que se obtenham todos os certificados necessários.
Macau:
Embora tenha um custo de vida mais elevado do que na Europa, Macau é um dos países asiáticos mais baratos para viver.
Quanto à qualidade de vida, é um país com bastante oferta cultural e gastronómica e, sobretudo, muito seguro, sendo este um dos principais fatores para que os estrangeiros escolham morar e trabalhar em Macau”, conta o INOV Contacto.
Advogados, economistas/gestores, engenheiros e arquitetos são os profissionais mais procurados. O salário médio ronda os 2.100€.
Politica e socialmente estável, Macau é considerado pelo programa de estágios internacionais INOV Contacto como o país indicado para quem procura um ambiente calmo.
A autorização de residência para portugueses é bastante fácil de obter, pois Portugal tem um estatuto especial, bastando apenas ter um contrato de trabalho com uma empresa local.

Reino Unido:

Mesmo com a conjuntura política atual, o Reino Unido continuará a ser um país de eleição para viver e trabalhar”, começa por explicar o INOV Contacto.
A qualidade de vida, as características internacionais, a oferta cultural, o nível educativo elevado e as oportunidades sociais e alternativas de lazer fazem do país uma boa escolha para ter uma experiência internacional.
Para além disso, os salários razoáveis, a baixa taxa de desemprego, a procura de praticamente todas as profissões são outros pontos a favor da escolha do Reino Unido.
Após o Brexit, será introduzido um sistema de autorização de trabalho semelhante ao usado atualmente para os cidadãos não pertencentes à União Europeia, decisão que está ainda por ser tomada pelo governo britânico”, conclui.

O INOV Contacto oferece a oportunidade de realizar estágios profissionais remunerados, com duração de seis a nove meses, pelo mundo inteiro, em locais tão variados como Estados Unidos, Espanha, Brasil, Moçambique, China, Reino Unido, Namíbia, Gana, Cazaquistão ou Irão. No total, mais de 5.500 jovens até aos 29 anos já partiram numa aventura para 82 países, em cinco continentes, e 1.200 entidades já tiveram contacto com o talento português. Nas primeiras quatro semanas após concluírem o estágio, cerca de 60% dos participantes encontra emprego, seja na empresa de acolhimento ou numa nova entidade.

[Imagem: INOV Contacto]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *