Connect with us

Ecologia & Sustentabilidade

Escola Agrária de Coimbra integrou projeto galardoado em França

Beatriz Cavaca

Publicado há

em

A Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) foi uma das entidades parceiras do projeto europeu DIVERSIFOOD, que foi distinguido pelo ministro francês do Ensino Superior, da Investigação e da Inovação, Frédérique Vidal, com a entrega do prémio “Etoiles de l’Europe” à coordenadora do projeto, Dra. Véronique Chable, Investigadora do INRA (Instituto Francês de Investigação Agrícola).

O prémio, que distingue os melhores projetos europeus coordenados por investigadores franceses, foi entregue numa cerimónia que teve lugar no Museu Quai Branly Jacques Chirac, em Paris.

O DIVERSIFOOD (2015-2019) foi um projeto desenvolvido no âmbito do Programa Horizon 2020, que visou enriquecer a biodiversidade cultivada, testando, renovando e promovendo culturas, espécies e variedades subutilizadas ou negligenciadas.

O projeto, utilizando a abordagem multi-ator, apoiou a disseminação de uma nova cultura alimentar, baseada em alimentos diversos, saborosos e saudáveis. Tendo como objetivo incorporar a diversidade na cadeia de fornecimento de alimentos e promover redes de múltiplos atores para fomentar sistemas alimentares locais de alta qualidade. Para atingir este objetivo, o próprio processo de investigação foi incorporado no contexto ambiental e social sendo este descentralizado e participativo.

O projeto DIVERSIFOOD tenta assim representar uma mudança de paradigma e também uma indicação de que existem alternativas ao sistema agrícola vigente.

O reconhecimento ao mais alto nível, revela não só o valor do conhecimento científico produzido, mas também a tradução em benefícios para a sociedade, o ambiente e toda a cadeia de valor.

[Imagem: Pexels]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *