Connect with us

Dá-te ao Trabalho

Bolsas de Excelência da UAlg já premiaram 336 alunos com mais de 320 mil euros

Beatriz Cavaca

Publicado há

em

No dia 8 de novembro, 49 alunos da Universidade do Algarve (UAlg) foram distinguidos numa cerimónia pública, que decorreu no Grande Auditório do Campus de Gambelas, com a entrega do prémio Bolsas de Excelência.

Esta iniciativa, que já vai na oitava edição, este ano contou com a participação de 44 entidades e já premiou 336 alunos, com um apoio de mais de 320 mil euros.

A bolsa atribuída paga integralmente o valor da propina do 1º ano de licenciatura ou de mestrado integrado, que no presente ano letivo é de € 871,52, aos melhores alunos que se matricularam no 1.º ano, em 2018/2019.

Todos os alunos que este ano letivo ingressaram na UAlg, em primeira opção, com nota de candidatura igual ou superior a 17 valores tiveram bolsa de excelência. Além destes foram também atribuídas Bolsas de Excelência aos alunos com melhor nota de candidatura, desde que igual ou superior a 15 valores, que ingressaram nos vários cursos da UAlg.

O repto foi lançado pela UAlg e, mais uma vez, autarquias e entidades de diversas áreas, como turismo, banca, saúde, imobiliário, comércio e serviços, responderam ao desafio, premiando e reconhecendo o mérito e a excelência académica dos estudantes.

Em nota enviada à nossa redação o reitor da UAlg, Paulo Águas,  realçou na cerimónia de entrega das bolças que “o trabalho realizado pelos professores dos alunos premiados“, agradecendo aos municípios que se associaram a esta iniciativa e dirigindo uma palavra de agradecimento especial às empresas. “Entendemos a vossa adesão como um sinal de reconhecimento do trabalho desenvolvido na Universidade do Algarve, na formação, na capacitação dos nossos jovens. Constitui também um forte incentivo para os estudantes, que vai muito além do valor da bolsa. A vossa adesão e, em particular, a vossa presença é um sinal que acreditam nos jovens, que acreditam no futuro.”

No ano em que se comemora o 40.º aniversário desta instituição, Paulo Águas destacou o facto de a UAlg ser uma universidade fortemente internacionalizada. “É uma das nossas marcas. Em 2019/20, a percentagem de estudantes de nacionalidade estrangeira deverá situar-se próximo dos 24%. Em 2018/19, e são dados oficiais, estiveram inscritos na universidade do algarve 1724 estudantes de 86 diferentes nacionalidades, para além da portuguesa, representando 20,9% da população estudantil.” Na opinião do reitor, “esta diversidade está mais presente nos cursos de mestrado, onde mais de uma dezena são lecionados em inglês, e nos doutoramentos.” Por isso, recomendou, “não passem ao lado desta diversidade multicultural que a universidade vos proporciona. Aproveitem esta riqueza. Trabalhem com esses colegas estrangeiros, divirtam-se com esses colegas. Façam amizades. Muitos deles regressarão aos seus países de origem e poderão ser contactos para a toda a vida“.

[Imagem: UAlg]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *