Connect with us

Lazer & Cultura

“Portugal Muito Maior”, o projeto de inventário da musica portuguesa

Beatriz Cavaca

Publicado há

em

Foi o coordenador do projeto Portugal Muito MaiorJoão Gil que disse à Lusa que este projeto será uma plataforma que vai reunir trabalhos e contactos de todos os artistas nacionais e internacionais que cantam em português planeando estar ativa no início do próximo ano.

O projeto Portugal Muito Maior, antes conhecido como Meridiano, foi aprovado em Conselho de Ministros em maio de 2018 sob a tutela do Instituto Camões.

A missão do projeto será a divulgação internacional da música portuguesa, mas também perceber a situação da música portuguesa junto das comunidades e integrar artistas que existam. Para isso, João Gil propôs no início do seu mandato como coordenador do projeto a construção de uma plataforma digital de artistas portugueses, que fizesse o inventário de músicos profissionais, e uma rádio também digital para difundir a música nacional.

João Gil refere à LusaEstamos a um bocadinho mais de metade [da concretização do projeto], mas ainda longe dos objetivos. Eu ficarei feliz se todos os emigrantes, os seus filhos e todos os portugueses que vivem em Portugal souberem desta plataforma e a usarem”.

Assim, até ao final do ano, uma empresa trabalhará na plataforma para que já no início do próximo ano, o Portugal Muito Maior comece colocar conteúdos nesta estrutura digital acessível a todos os artistas. Segundo João Gil, a plataforma estará pronta na organização dos Estados Gerais da Música Portuguesa, que vão decorrer em Lisboa.

Para já o projeto vai apoiar a participação de músicos portugueses em feiras nacionais e internacionais, sendo a participação de Portugal como país convidado do Festival MaMa em Paris com data ainda a anunciar.

[Imagem: Sapo]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *