Connect with us

Em destaque

Ferramentas que te vão ser úteis no Ensino Superior

Flávia Ramalho

Publicado há

em

Nesta travessia universitária vais ter nos aparelhos tecnológicos verdadeiros parceiros de estudo e organização. A edição de setembro/outubro da Mais Superior apresenta-te alguns sites e ferramentas que vais adicionar aos favoritos do teu browser ou instalar no teu smartphone.

ADOBE READER

Um verdadeiro parceiro será o Adobe Reader. Sabemos que vais querer estudar, em qualquer lugar, sublinhar o mais importante ou simplesmente apagar o que não interessa. O Adobe Reader permite-te fazer tudo isto, através do teu smartphone. Para isso, basta que convertas os documentos em PDF e já está! Para além disso, esta ferramenta tem um plus: é ecológica, pois vai evitar que imprimas os apontamentos.

TRELLO

Esta ferramenta é para os organizados e (sobretudo) para os desorganizados. O Trello permite-te elaborar quadros orientadores para melhor gerires o teu tempo. Podes catalogar as tarefas, alertar para datas importantes, criar etiquetas, elaborar check-lists e trabalhar em conjunto com professores ou colegas. O Trello é intuitivo e um bom aliado para os novos alunos do Ensino Superior.

MY SCRIP CALCULATOR

Pode ser considerada uma calculadora manual. Estás confuso? Nós explicamos! O My Script Calculator permite-te fazer contas à mão. No entanto, esta ferramenta distingue-se de um simples bloco de notas pois reconhece, de um modo automático, os caracteres e ao mesmo tempo apresenta os resultados dos cálculos. A desvantagem desta aplicação é que não é gratuita.

KHAN ACADEMY

Esta ferramenta é a agulha no palheiro que é a pesquisa online. A Khan Academy disponibiliza exercícios interativos e centenas de vídeos gratuitos para estudantes, de todas as idades. Matemática, medicina e saúde, economia e finanças, física, química e biologia são algumas das áreas ensinadas por esta ONG, que pretende ensinar qualquer pessoa em qualquer contexto, de um modo gratuito.

GOOGLE TRADUTOR e LINGUEE

Quando te falta um dicionário à mão acede rapidamente ao Google Tradutor ou ao Linguee mas lembra-te que não deves traduzir textos completos ou expressões muito longas. O Google Tradutor permite-te encontrar vários sinónimos para uma palavra e o Linguee tem a vantagem de te apresentar contextos onde a expressão ou palavra se enquadra, para além de a traduzir.

TED

Adquirir conhecimento também se faz online através de vídeos. A plataforma TED vai mostrar-te que podes saber mais sobre qualquer tópico na internet. As conferências são conhecidas por apaixonar a assistência e são feitas por reconhecidos nomes da sociedade. Para além disso, podes usar através do browser ou em sistemas iOS e Android.

EVERNOTE

Uma coisa que vais aprender desde a primeira aula no Ensino Superior é que ser universitário é tirar notas e mais notas! Com a ferramenta Evernote podes criar documentos de texto, de voz ou imagens, organizar e filtrar a informação. Como se não fosse suficiente, a Evernote surpreende os universitários com a possibilidade de partilhar as notas criadas, através de email ou redes sociais.

CANVA

“Os olhos são os primeiros a comer” é uma expressão usual e também se aplica ao Ensino Superior. Com o Canva podes criar infografias, apresentações, cartazes e vários outros documentos que se vão destacar dos que habitualmente crias com as ferramentas do Office. Esta ferramenta permite-te ainda trabalhar em colaboração com outras pessoas. Até aqui só podias utilizar o Canva no browser; no entanto, agora já podes editar os teus projetos no smartphone.

ATENÇÃO: Embora estes instrumentos sejam importantes, não abandones a caneta e o bloco de notas, em papel, pois continuam a ser consideradas ferramentas essenciais no Ensino Superior.

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *