Connect with us

Lazer & Cultura

“Passos no Escuro” – assombra o cinema Passos Manuel

Beatriz Cavaca

Publicado há

em

O Cinema Passos Manuel inicia no dia 30 de outubro, o ciclo de cinema “Passos No Escuro” dedicados ao cinema de culto em pleno Halloween.

A partir dessa data, todas as quartas-feiras vão ser dedicadas a “Passos no Escuro“, onde cada sessão pretende mostrar filmes cujo legado se mantém dentro da cultura pop, ao mesmo tempo que se dá uma segunda vida a títulos que merecem ser descobertos.

Segundo José Santiago, co-autor dos podcasts Spinoff e Filmes do Ano, membro da Rádio Universidade de Coimbra e colaborador do magazine Arte-Factos, “A nostalgia é uma coisa muito bonita, dá ótimas t-shirts e canecas de trazer pelo escritório, mas quantas vezes já pegaram em filmes com 20/30 anos de fama e deram por vocês a pensar porque raio são tão acarinhados? A explicação pode não precisar de uma palestra de 2 horas, resumindo-se apenas duas palavras – experiência coletiva” diz-nos realçando a importância de eventos deste tipo.

Acrescenta ainda que “a maioria destes filmes não foram pensados para serem vistos na solidão da sala de estar, mas para serem vividos com uma plateia, onde cada riso é contagiado pelo próximo e cada susto pode intensificar a experiência do seguinte” por isso mesmo, sendo filmes que já estiveram nas salas de cinema, tem toda a relevância voltar a traze-los de novo.

Quanto ao Cinema Passos Manuel como espaço ideal para “Passos No Escuro“, José Santiago explica ainda que “O cinema comercial, ou o dito cinema de género, não tem de ser um demónio dentro dos circuitos independentes, e nestes, deve ser encarado de forma descomprometida. Há que dar uma nova oportunidade em sala a filmes que, dentro da sua função lucrativa, foram (ou continuam a ser) veículos de autor e transgressivos na sua natureza. Se adicionarmos um sistema de som digno e um ecrã no formato pensado pelo autor, temos uma oportunidade única para a nostalgia se tornar presente“.

Assim a partir de dia 30 de Outubro, vamos poder ver no Cinema Passos Manuel todas as quartas feiras, uma nova sessão de cinema dedicado aos sustos.

Fica aqui com o programa para poderes escolher o filme que mais te agrada:

  • 30 de outubro: O Mistério da Casa Assombrada (Deep Red / Profondo Rosso), 1975 – 127min.
  • 6 de novembro: Ténebre (Tenebrae), 1982 – 101 min.
  • 13 de Novembro: Phenomena ,1985 – 116 min.
  • 20 de Novembro:Terror na Ópera , 1987 – 107 min.

[Imagem:Pexels]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *