Connect with us

Em destaque

Investigação da UC distinguida por editora científica internacional

Flávia Ramalho

Publicado há

em

Um artigo sobre impressão 3D de Norberto Pires, investigador da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, foi distinguido com o Emerald Literati Award.

Advances in robotics for additive/hybrid manufacturing: robot control, speech interface and path planning” recebeu o galardão de melhor artigo do ano 2018 publicado na revista “Industrial Robot”.

Publicado em co-autoria de Amin Azar, investigador do Instituto Tecnológico para a Indústria da Noruega (SINTEF), o artigo aborda o projeto conjunto da FCTUC e do SINTEF, que está na base de um inovador sistema robótico para impressão 3D a nível industrial.

Este novo sistema permite a impressão de peças metálicas de grandes dimensões, em vários ângulos e planos, de forma muito mais simples e rápida”, pode ler-se em nota explicativa enviada à redação da Mais Superior.

O sistema dispõe de seis eixos de movimento e de um software de simulação em tempo real – inovando em relação às impressoras 3D tradicionais e mais eficiente quanto à tecnologia atual, que precisa de executar várias tentativas para obter o objeto pretendido.

A editora Emerald classificou o artigo “Advances in robotics for additive/hybrid manufacturing: robot control, speech interface and path planning” como um dos mais excecionais trabalhos que a equipa já leu.

[Imagem: UC_Karine Paniza]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *