Connect with us

Notícias

Programa informático reconhece emoção das canções

Flávia Ramalho

Publicado há

em

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra (FCTUC) criou um programa informático que avalia as canções – com alegres, tristes, tensas e melancólicas.

O programa pode vir a ser aplicado em diversas indústrias como entretenimento, videojogos, marketing, publicidade ou saúde.

Estamos perante um sistema informático bimodal inovador que junta informação textual e acústica, obtida através de tecnologias de inteligência artificial, machine learning, processamento de sinal áudio e processamento de linguagem natural, para classificar as músicas com base no seu conteúdo emocional, ou seja, detetar e entender as emoções contidas na música”, pode ler-se numa nota de imprensa enviada à Mais Superior.

O programa foi desenvolvido no âmbito de um projeto financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) do qual resultaram as teses de doutoramento de Renato Panda e Ricardo Malheiro, sob orientação do professor Rui Pedro Paiva.

Tendo em conta que identificar a emoção é um processo extremamente complexo e subjetivo, os investigadores tiveram de superar vários desafios até chegarem a um protótipo fiável, que permitissem juntar num único sistema informático duas abordagens distintas: a análise do som e a análise da letra.

Se pensarmos que a música tem um impacto socioeconómico muito relevante, este tipo de sistemas é muito vantajoso, já que permite pesquisas automáticas avançadas adequadas às exigências dos utilizadores”, destaca o professor Rui Pedro Paiva.

A classificação de emoções em música através do computador é uma área de investigação muito recente, com várias possibilidades em aberto e espaço para melhorias.

O sistema desenvolvido ainda será alvo de vários testes e melhorias até que seja inserido no mercado real.

 

[Imagem: Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *