Connect with us

Notícias

Europe Teaching Ranking 2019: conhece as universidades portuguesas melhor classificadas

Flávia Ramalho

Publicado há

em

O Europe Teaching Ranking 2019 – primeiro ranking universitário internacional centrado exclusivamente na avaliação ao ensino e aprendizagem – elegeu algumas universidades portuguesas.

Elaborado pelo prestigiado Times Higher Education (THE), o ranking assenta sobretudo nos resultados do inquérito THE European Student Survey, a que responderam cerca de 125 mil estudantes, de 18 países diferentes.

Os dados do Europe Teaching Ranking 2019, divulgados no início do mês de julho, classificam 12 instituições nacionais de Ensino Superior. Os resultados baseiam-se em questões de envolvimento estudantil, resultados académicos, ambiente de ensino-aprendizagem e nos recursos ao dispor das instituições.

No total foram avaliadas cerca de 260 instituições. O Reino Unido ocupa 17 das primeiras 20 posições, sendo que Oxford é a melhor classificada.

Quanto às instituições de Ensino Superior portuguesas, a Universidade Nova de Lisboa é a melhor classificada no 35.º lugar. A Universidade de Aveiro e a Universidade do Porto compõem o pódio, classificando-se em segundo e terceiro lugar, respetivamente, entre os lugares 51 e 75.

A Universidade da Beira Interior e a Universidade do Minho estão posicionadas entre os postos 76 e 100, enquanto a Universidade do Algarve, a Universidade Católica Portuguesa, o ISCTE-IUL e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro se classificam entre os lugares 100 e 125.

Portugal está ainda representado no Europe Teaching Ranking 2019 pela Universidade Lusófona, entre os melhores 151 e 200, pelo Instituto Politécnico de Setúbal, pela primeira vez no ranking, e pelo Politécnico do Porto, os dois a cima dos 200 classificados.

Em 2018, Portugal estava representado por apenas oito instituições de ensino superior, sendo que a Universidade de Lisboa – que este ano não está na lista – foi a melhor classificada.

 

[Imagem: Times Higher Education]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *