Connect with us

Notícias

Da FCT NOVA para a NASA

Sofia Rebanda

Publicado há

em

A 4.ª edição do FCT NOVA Challenge termina no próximo dia 7 de junho, às 14 horas, com a cerimónia de entrega de prémios aos melhores projetos de ciência e tecnologia desenvolvidos por alunos pré-universitários para este concurso.

O concurso FCT NOVA Challenge tem como objetivo promover nos estudantes do Ensino Secundário o interesse pelo conhecimento científico, proporcionar a interação entre os jovens e investigadores, bem como estimular o aparecimento de talentos na área das Ciências, Tecnologias e Engenharia.

A equipa com o melhor projeto ganha a oportunidade de ir visitar um dos espaços icónicos da investigação e inovação:o Centro da NASA, em Washington.

“Estes concursos são importantes para incentivar o trabalho de campo e o contacto com o próximo passo dos estudantes – a faculdade.”, explica Rita Rocha, docente que coordenou o melhor projeto de 2018. A equipa vencedora WWWPLASTIC veio do Porto com um projeto que ajudou a “[mostrar] que o problema [ do plástico] é bem mais grave do que se pensa e que é urgente sensibilizar as pessoas para mudar hábitos.”, assume Bernardo Ramos, um dos alunos que participou neste trabalho.

Já em 2017 a equipa vencedora era do Norte. Ana Duarte, Marlene Costa e Liliana Ferreira da Escola Secundária de Arouca conquistaram o prémio principal e vieram pela primeira vez a Lisboa, andaram pela primeira vez de avião e visitaram pela primeira vez um país estrangeiro. “Teve um impacto enorme ter tantas experiências diferentes e claro que mudou as nossas vidas.”, afirma Marlene Costa.

A participação ativa dos jornalistas em divulgação de eventos deste género permite melhorar a capacidade mediática da área e com isso aumentar a motivação em prosseguir os estudos em campos que são cruciais no futuro, como são os das engenharias e os das ciências.

O evento conta com a presença do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues (ainda a confirmar), da Ministra Conselheira da Embaixada dos EUA, Herro Mustafa, do Diretor FCT NOVA, Virgílio Cruz Machado, e do Reitor da Universidade Nova de Lisboa, João Sàágua.

 

[Foto: Divulgação]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *