“Calling Out for Neev” que ele vem com um single novo! “Calling Out” já se encontra disponível em todas as plataformas digitais.
Neev, apesar de ter conquistado mais de 115 milhões de streams no Spotify com o seu single “Breathe” (em colaboração com o trio eletrónico norueguês Seeb), regressa com um single forte e inesperado, inspirado num registo folk.
Embora seja a essência do artista cosmopolita, Neev recupera as suas raízes portuguesas, tendo crescido na vila tranquila de Cascais, com Lisboa por perto. A herança lusitana é parte integrante da sua personalidade. Foi aqui que ele forjou a sua paixão pela natureza e o seu gosto pelo real. Colorindo tanto a sua música como o seu universo, o seu País formou toda a sua identidade musical marcadamente única.
No entanto, rapidamente se tornou claro que Neev é um artista que não se permite restringir às fronteiras de um só género musical ou ao estilo musical de uma certa geografia.
O talentoso autodidata, afirmou que “a música é aprendida, não ensinada”, enquanto saltava sem esforço entre a guitarra e o piano. O seu processo de aprendizagem foi baseado num slogan: “Sai constantemente da tua zona de conforto”.
Neev optou por deixar o seu local de nascimento em Portugal para se fazer conhecido em Londres, a cidade que está no centro da inovação musical. Inspirado pela atmosfera britânica, que espoletou a sua criatividade, durante um período de tempo fez de Londres a sua casa, cidade que o inspirou a escrever (Neev escreveu e compôs a maioria das suas canções) e onde fez contactos importantes. Foi também aqui que cunhou o seu nome artístico, uma versão internacionalizada e fonética do seu sobrenome em português.
Se existe uma característica que une todos os estilos que Neev explora, é o da autenticidade. Uma autenticidade que podemos detetar desde tenra idade em Jeff Buckley, Eddie Vedder, Ray Lamontagne ou mesmo Nick Drake, com uma enorme sensibilidade e cuja voz febril torna-se familiar à sua pele.
A voz de Neev é orgânica e pulsante e o segredo, segundo o artista: “Não tem nada que ver com oitavas, (…) é sobre convicção. É preciso acreditar no que se canta, isso é tudo… e isso já é uma tarefa difícil.”
O timbre e força vocal de Neev dão poder às suas canções com graça e espiritualidade, enquanto as suas melodias e orquestrações inscrevem-se na intemporalidade electro-folk, tal como artistas como o islandês Ásgeiror ou os norte-americanos Bon Iver e Sufjan Stevens. O mesmo se faz sentir no novo single “Calling Out”.
Larry Klein avaliou o primeiro trabalho de Neev para elevar este projeto a novos patamares, adicionando cores poéticas e atmosféricas. O antigo baixista de Bob Dylan e Peter Gabriel já nos surpreendeu com inúmeros clássicos pop, rock e jazz, para Joni Mitchell, Traci Chapman ou Madeleine Peyroux. A sua assinatura traz consigo, entre outras coisas, uma dimensão lírica e majestosa às composições de Neev.
“É difícil encontrar alguém que seja tão experiente e tenha uma visão tão nova e fresca da música”, afirma Neev relativamente a Larry Klein.
Para Neev, “o que é maravilhoso com a música é que ela leva-te sempre até lugares que achavas que nunca irias”.
Podes ver o videoclip de “Calling Out” aqui. O seu 1.º EP está previsto ser editado ainda este ano.
[Foto: Divulgação]