Connect with us

Lazer & Cultura

Ricardo Toscano apresenta primeiro álbum no Teatro Tivoli BBVA

Sofia Rebanda

Publicado há

em

O artista de 26 anos leva o seu saxofone ao Teatro Tivoli BBVA, a 17 de maio, para apresentar todas as músicas do seu primeiro álbum.

Ricardo Toscano ainda era criança quando recebeu o seu primeiro clarinete e começou a praticar numa orquestra filarmónica. Aos 13 anos, entrou no Conservatório de Música de Lisboa e, aos 16, passou a estudar saxofone alto na Escola de Jazz Luís Villas-Boas.

O espetáculo chega no seguimento do lançamento do primeiro álbum de originais de Toscano, que com apenas 26 anos é já considerado um dos maiores artistas no panorama da música clássica nacional. “Ricardo Toscano Quartet”, editado a 9 de novembro, traz sonoridades que misturam o jazz ao bebop a ao pós-bop e onde nomes como Charlie Parker ou Ornette Coleman surgem como claras referências.

Ao seu lado está João Pedro Coelho, que fica a cargo das teclas do piano, concluiu os seus estudos no Conservatório com 18 valores, quando tinha apenas 18 anos. Atualmente, frequenta o Conservatorium van Amsterdam, na Holanda.

Romeu Tristão acompanha a banda com o seu contrabaixo, embora tenha começado por explorar os sons das cordas do baixo elétrico. Só mais tarde, aos 18 anos, quando entra na Escola de Jazz Luís Villas-Boas, começa a tocar contrabaixo. É membro da banda Wild Bunch e concluiu a sua formação musical em Lisboa e em Paris.

O quarteto fica completo com o talento na percussão de João Pereira. O baterista, que estudou na Escola Metropolitana de Música e no Conservatório Nacional de Lisboa, entrou com apenas 15 anos na Escola de Jazz Luís Villas-Boas, tendo já estudado também em Paris, tal como Tristão.

“Ricardo Toscano Quartet” atua a 17 de maio, às 21h30, na sala do Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa. Os bilhetes estão já à venda nos locais habituais.

 

 

[Foto: Divulgação]

Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *