Connect with us

Dá-te ao Trabalho

NOVA FCSH recebe workshop sobre criação de produtos digitais

Sofia Rebanda

Publicado há

em

“Como criar um produto digital do zero” é o workshop que vai mostrar ideias para negócios, tipos de produtos, como se cria e vendem produtos digitais e a importância do marketing digital no dia 30 de abril, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Este evento conta com a presença de especialistas do Brasil, onde este mercado se encontra bastante avançado e destina-se a estudantes universitários, empreendedores, funcionários de empresas e profissionais liberais, entre outros, que pretendam rentabilizar os seus conhecimentos específicos.

O mundo digital tem vindo a ganhar espaço consistente em Portugal. De acordo com o último estudo realizado pelos CTT sobre a evolução do e-commerce, em 2017 cresceu 12,5%, alcançando um valor total em torno dos 4,1 milhões de euros. Quatro em cada dez portugueses (36% da população) realiza compras online, o que indica que ainda existe um elevado potencial de crescimento.

De acordo com Márcia Malvina, especialista e consultora brasileira em Marketing Digital, apesar deste crescimento na utilização das plataformas digitais e, ao contrário do Brasil por exemplo, “ainda encontramos no mercado português uma atuação um pouco tímida em grande parte das empresas e até mesmo por profissionais liberais como dentistas, advogados, médicos e nutricionistas, por exemplo” e, por isso, “é necessário percorrer um longo caminho no que se refere à profissionalização da atuação e da presença digital”.

Por outro lado, existe uma deficiente divulgação do conceito de produto digital em Portugal. Para colmatar esta lacuna, realiza-se na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa (UNL), no dia 30 de abril, em horário pós-laboral, o workshop “Como criar um produto digital do zero”, no qual, para além de Márcia Galvina, são oradores Pedro Moreira, responsável pela área de novos negócios da Hotmart na Europa, Caio Vaz, gestor de expansão ibérica da RD Station, e Aline Castelo Branco, que apresentará um case study de sucesso nesta área.

Identificar ideias para negócios, tipos de produtos, criação e venda de produtos digitais e a importância do marketing digital são alguns dos temas do evento dirigido a estudantes universitários, profissionais liberais, gestores, funcionários de empresas e todos os interessados nesta matéria.

“Este é um mercado muito dinâmico e, com o advento da internet, as profissões ligadas à área da tecnologia têm crescido muito e de forma rápida. Há estudos que indicam mesmo que em 2050 vamos ter uma procura de profissionais para os quais ainda não existem atualmente cursos de formação”, conta Márcia Malvina. Mas, o universo digital “apresenta imensas possibilidades profissionais, muito além somente das profissões tradicionais. Ocorre é que poucas pessoas sabem disso”, ressalta ela.

Mas, afinal, o que é um produto digital?

Um produto digital ou infoproduto são materiais produzidos em formato digital e distribuídos no meio online, como e-books, cursos, vídeos, músicas, aplicações, sites de membros, serviços de assinatura, entradas para eventos, imagens, ícones, fotos ou templates, entre outros.

Além da criação do produto, é essencial na fase seguinte, para que o negócio tenha sucesso, a estratégia – onde são definidos os públicos de interesse e a forma de oferecer o produto –, a venda – é necessária uma plataforma para hospedar o produto e operacionalizar as transacções comerciais – e a automação – como o produto digital tem como característica fundamental a escalabilidade, é necessária uma ferramenta de automação de marketing.

Assim, o objetivo deste workshop na FCSH da Nova é o de abrir a mente das pessoas para que compreendam as infinitas possibilidades que o digital oferece, inclusive em termos de rentabilização do próprio conhecimento. Ou seja, “não é preciso fazer carreira numa empresa ou buscar uma colocação na área da tecnologia. De repente, a pessoa já tem um conhecimento muito específico que pode ser transformado em um produto e vendido pela internet”, sublinha a especialista.

A inscrição no workshop tem um custo de 29 euros, de 11 a 29 de abril. Para os estudantes da Universidade Nova de Lisboa o valor é de apenas 15 euros.

Podes inscrever-te no workshop aqui.

 

[Foto: Pixabay]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *