Connect with us

Notícias

Qual o próximo passo? Pós-Graduações, Mestrados e Doutoramentos

Avatar

Publicado há

em

Se o final do Ensino Secundário e a escolha de uma licenciatura são um grande desafio, as decisões que se sucedem depois dessa podem não ser muito mais simples.

 

É importante que percebas a diferença entre estas três opções:

Numa Pós-Graduação – que tem a duração média de um ano – vais ter formação em competências mais específicas, “pôr as mãos na massa” e aprofundar os teus conhecimentos numa determinada área de interesse.

No Mestrado, com duração de dois anos, tens a famosa Tese (ou, em alguns casos, a possibilidade de um Relatório de Estágio).

Já o Doutoramento (caso já estejas numa fase mais avançada da tua formação) permite-te contribuir para o avanço de determinada área, num ambiente académico onde vais partilhar experiências de investigação, ideias, métodos e interesses comuns.

 

“Acabei a Licenciatura! E agora?” A verdade é que esta pergunta não é daquelas de resposta direta. Se aparecesse num exame de escolha múltipla, facilmente reconhecíamos as várias hipóteses disponíveis:

1 – fazer uma Pós-Graduação
2 – investir num Mestrado na mesma área
3 – tornar as minhas competências mais transversal e investir num Mestrado ou Pós-graduação noutra área
4 – enfrentar com unhas e dentes o mundo do trabalho
5 – tentar uma experiência internacional
6 – ficar fechado no quarto e aterrorizado no meio de tantas dúvidas, enquanto o tempo passa e não tomo qualquer decisão.
7 – Outra.

 

De entre todas estas opções, apenas uma está errada. E sim, é mesmo a 6. Feliz ou infelizmente, no que toca ao teu futuro e às tuas escolhas não existe um caminho definido nem um mapa com indicações diretas até ao tesouro. Tens, sim, várias rotas ao teu dispor, sobre as quais te deves informar para poderes optar de forma consciente. Se escolheres de acordo com os teus critérios e sem imposições, vais ver como até encaras as adversidades de outra forma – afinal, foste tu quem escolheu AQUELAS adversidades – e, com tanta informação, não podes argumentar que não sabias ao que ias!

Assim, a nossa resposta à questão acima é apenas uma: depende! Cada situação deve ser analisada e a tua decisão deve ser ponderada e tomada com base em informação credível. Precisas de um complemento à tua licenciatura, de adquirir competências mais práticas para te sentires capaz e preparado para o mercado de trabalho exigente que te espera? Queres continuar a investir na tua formação ou até arriscar numa área de estudo diferente? Estudar é mesmo contigo e não consegues matar essa sede de conhecimento? Para isso, existem as Pós-Graduações, os Mestrados e os Doutoramentos.

Enquanto te debates entre argumentos e contra-argumentos, sabemos que não são só os teus gostos que colocas na balança. Afinal é do teu futuro que se trata, não da próxima série que vais ver! Se és um jovem precavido, imaginamos que te questiones sobre o que vai na cabeça dos teus possíveis futuros empregadores e o que pode ser mais valorizado aquando da tua candidatura a um emprego. Será que preferem alguém com competências transdisciplinares, formado em várias áreas?

Será que dão prioridade a um candidato que frequentou um curso com uma maior vertente prática? Ou valorizam mais quem aprofundou o seu conhecimento ao expoente máximo e investiu num Doutoramento?

 

 

[Foto: Adobe Stock]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *