Connect with us

Notícias

Especialistas em Data Science são poucos e muito requisitados

Sofia Rebanda

Publicado há

em

Especialistas em Data Science, Segurança Informática ou Proteção de Dados são cada vez mais requisitados pelas organizações. Como resposta à falta de oferta nestas áreas emergentes, a Rumos cria pós-graduações em horário pós-laboral.

Com a economia a crescer, o mercado torna-se cada vez mais dinâmico, exigindo uma multiplicidade de funções altamente meticulosas e especializadas. Este dinamismo faz com que as empresas sintam a necessidade de contratar profissionais especializados em áreas como Data Science e Cyber Security & Data Protection.

Atualmente, é possível constatar uma lacuna de especialistas nestas áreas, em todo o tipo de indústria – desde empresas do setor das telecomunicações e retalho até à indústria financeira, passando por startups e grandes empresas a nível internacional. Em Portugal, a procura pelo entendimento nestas áreas encontra-se muito superior à oferta.

“O data scientist tem como principal papel responder a questões relevantes para o negócio das organizações utilizando dados (geralmente grandes volumes)”, explica Filipa Rodrigues, Data Scientist na OutSystems.

Esta área pretende prever comportamentos de clientes e mercados e compreender relações e fenómenos, de forma a que haja um aumento das vendas, da atração e retenção de clientes ou otimização de custos.

A Segurança Informática e a Proteção de Dados são outros dois temas que estão na ordem do dia e que assumem um papel cada vez mais importante na gestão e defesa das organizações.

De acordo com um estudo da Kaspersky Lab, em 2018, existe um aumento dos orçamentos de segurança informática, com as empresas a alocarem quase um terço do seu orçamento de TI (valor médio de 7,7 milhões de euros) em cibersegurança.

Com atenção a esta realidade, a Rumos disponibiliza pós-graduações em Data Science e em Cyber Security & Data Protection, com um corpo docente composto por profissionais no ativo, de empresas reconhecidas no mercado nacional e internacional.

A Pós-Graduação em Data Science, destina-se a todos aqueles que queiram adquirir conhecimentos que lhes permitam tirar partido desta nova capacidade estratégica, transmitindo os conhecimentos necessários para retirar o máximo valor dos dados, dando uma visão detalhada – teórica e prática – de conceitos e metodologias.

Por sua vez, a Pós-Graduação em Cyber Security & Data Protection pretende tornar os alunos aptos a compreenderem os riscos, as causas de ataques e ameaças de segurança que poderão afetar as organizações. Visa, também, proporcionar os conhecimentos necessários para implementar um sistema de gestão de segurança, alinhado com as normas e objetivos de negócio, para garantir a segurança da informação e os dados de uma instituição.

As novidades foram desenvolvidas ao abrigo do protocolo de colaboração entre a Universidade Atlântica e a Rumos.

As sessões das Pós-Graduações realizam-se em horário pós-laboral, nas cidades do Porto e Lisboa. No entanto, os alunos podem assistir e participar nestes programas de qualquer parte do país, através da metodologia Live Training.

Os programas completos das Pós-Graduações podem ser consultados aqui.

 

[Foto: Adobe Stock]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *