Connect with us

Dá-te ao Trabalho

Jobshop AEIST aproxima empresas recrutadoras de estudantes

Sofia Rebanda

Publicado há

em

O Jobshop AEIST é a Feira de Engenharia e Tecnologia que, de 7 a 9 de maio, regressa ao Instituto Superior Técnico(IST) para aproximar as empresas recrutadoras da comunidade estudantil.

Organizada pela Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico, esta é maior e mais antiga feira universitária do país e o maior evento desta natureza a ser realizado no IST. Completa, este ano, a sua 31ª edição e pretende, através do contacto direto, aproximar as melhores empresas nacionais e internacionais à comunidade estudantil.

Este evento é direcionado, tanto para os cerca de 2000 finalistas do IST, como para os estudantes mais novos que pretendam conhecer a realidade do mundo profissional e conta com a presença de mais de 60 empresas anualmente.

A feira de 3 dias proporciona um espaço com os stands de cada empresa participante nos dois primeiros dias. Por sua vez, o terceiro dia será dedicado a uma nova atividade – o Pitch Day – que pretende aproximar os estudantes das empresas ao desenvolverem as suas competências transversais.

Após o enorme sucesso do Speed Meeting da 30ª edição do Jobshop e ao constatar a vontade de estudantes e empresas de ter uma forma de contacto mais estruturada, a AEIST cria o Pitch Day e expande esta atividade para o dia inteiro. Assim, as empresas ganham formas mais dinâmicas de realizar as tradicionais entrevistas de emprego, de pré-selecionar candidatos ou de apenas criar o primeiro contacto com os estudantes.

Nesta nova abordagem, um estudante de cada vez apresenta-se à frente das empresas participantes e numa quantidade fixa de tempo, fala sobre si e sobre os seus ideais profissionais. De seguida, estudantes e empresas têm um tempo adicional para criar um diálogo e partilhar opiniões. Há ainda espaço para algumas empresas fazerem uma curta apresentação sobre soft skils.

O dia conta com muitos workshops de diferentes temas, como a inteligência emocional e o public speaking – no sentido de prepararem o pitch a utilizar.

O Jobshop dispõe, ainda, de um espaço tecnológico para que os estudantes possam ficar a par das inovações tecnológicas, que as empresas participantes têm vindo a desenvolver e para possibilitar a experimentação de diversos produtos tecnológicos.

O Espaço Lounge, é outro dos espaços disponíveis nesta feira. Foi criado para possibilitar momentos de partilha de opiniões e ideias relativas à participação no evento, num ambiente mais descontraído.

Como incentivo a esta descontração e dinamização, haverá uma Networking Session, no dia do Pitch Day. Os estudantes podem ter uma sessão de convívio e retomar as conversas iniciadas durante o Pitch Day com as empresas. Por sua vez, os elementos das empresas participantes podem conhecer e, ao mesmo tempo, dar a conhecer o seu lado pessoal, transmitindo valores e ideais que poderão marcar a diferença na vida profissional dos alunos.

Nesta edição, os alunos finalistas terão a sua própria credencial, tendo de se registar previamente no Portal de Emprego AEIST. Esta credencial serve para partilhar informações profissionais e CV’s de modo centralizado, durante todo o evento. Os finalistas poderão levantar as credenciais no Espaço AEIST, que estará presente na feira para todo o apoio organizacional e logístico.

“Acreditamos que o Ckeck-in Finalista será um fator diferenciador para as empresas participantes, que poderão rapidamente identificar possíveis candidatos e estabelecer contacto de forma mais eficiente”, afirma a AEIST.

Jobshop AEIST consolida a sua posição como um marco relevante no panorama nacional, a nível de recrutamento dos estudantes de engenharia.

 

 

[Foto: Divulgação]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *