Connect with us

Lazer & Cultura

O IADE está de parabéns: celebra 50 anos

Avatar

Publicado há

em

O IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia celebra o seu 50.º Aniversário (1969-2019)!

A Faculdade preparou um programa de atividades dedicadas à promoção das indústrias criativas produzidas em Portugal, a realizar-se no Campus de Santos, atual sede da instituição, e no Palácio Quintela, no Chiado, que foi durante décadas a sua sede.

As cerimónias comemorativas têm início no dia 21 de março, Dia do IADE, data instituída por António Roquette Ferro, em 1994, em memória do poeta e filósofo António Quadros, que foi fundador da instituição, e decorrerão até ao final do ano.

Para assinalar a comemoração, o IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia preparou um conjunto de iniciativas que visam perpetuar as suas raízes, motivações culturais e os Homens que mudaram, para sempre, o percurso do Design em Portugal. As celebrações refletem sobretudo elementos expositivos, evocam memórias e prestigiam momentos e figuras – do passado e do presente – que marcam o percurso da Escola.

Para assinalar este momento e celebrar o que se pretende que sejam os próximos 50 anos do IADE, a instituição desenvolveu um logótipo para marcar a efeméride. Desenvolvido com o contributo de estudantes e professores, o logótipo simboliza o passado, o presente e o futuro da instituição – tendo como base o logo original do seu fundador e pintor Lima de Freitas. Mantém o agrupamento das iniciais criadas pelo pintor, assim como o emblema da Madre de Deus, símbolo da vida. Para esta celebração, são usados os tons de dourado e prateado bem como formas geométricas que remetem para a simbologia já existente.

No Campus de Santos, no dia 21 de março, é inaugurada a Exposição 1:6:50 – 1 Fundador, 6 Mestres, 50 Anos, que retrata o percurso e o contributo dos Fundadores do IADE para a dinamização da instituição e do design em Portugal, espalhada pelos sete pisos do edifício.

O Palácio Quintela, no Chiado, que foi a sede do IADE até à sua mudança para a Avenida D. Carlos I em 1997, vai receber no dia 19 de setembro uma exposição que homenageia as personalidades que marcaram a história da instituição para sempre. No mesmo dia, será descerrada a placa comemorativa do quinquagésimo aniversário e que permanecerá na fachada do Palácio do Chiado.

Entre março e setembro de 2019, o IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia será responsável pelo design de duas edições especiais do Diário de Notícias – 23 de março e 21 de setembro. Carlos Rosa, diretor da instituição, será responsável pela orientação gráfica do Jornal nestes dias.

Para Carlos Rosa, “É uma honra fazer parte desta celebração e homenagear os fundadores da instituição bem como todas as personalidades que contribuíram para elevar o estudo do design e das indústrias criativas em Portugal. O IADE impulsionou uma sociedade caracterizada pelo conservadorismo e onde algumas áreas de estudo escasseavam. António Quadros permitiu a proliferação de ideias numa geração que ambicionava a mudança, a aprendizagem e a abertura a novas culturas. Passados 50 anos, vemos reforçada a nossa responsabilidade em perpetuar este legado cultural e a excelência académica dos nossos estudantes. Permanecemos irreverentes, com um modelo de ensino que privilegia a prática e a proximidade de empresas e o intercâmbio de ideias entre disciplinas e culturas. Os estudantes continuam a ser nosso maior ativo e o sucesso que alcançam dentro e fora de portas o nosso maior orgulho. É para o sucesso dos estudantes que todos os colaboradores e docentes trabalham. Estamos todos de Parabéns pelo 50º aniversário do IADE- Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia”.

Segundo Pedro Barbas Homem, Reitor da Universidade Europeia, “50 anos na história de uma universidade são um feito: numa época, como a nossa, que classifica as pessoas como gerações, dos Baby Boomers, X, Y, Z, Millenials, e outras, isto significa que a história do IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia se cruza com a história de todas estas pessoas e da sociedade. Fundado por intelectuais e artistas fundamentais da cultura portuguesa, a história do IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia identifica-se com a do design e arte em Portugal. Marcou o design gráfico e de produto, a formação de professores e de profissionais da moda, da decoração, da fotografia e do vídeo, da comunicação, da arte e da cultura. Este passado comum, que hoje se comemora, é apenas uma antecâmara da história do futuro, dos próximos 50 anos. Arte e tecnologia, jogos e aplicações, inteligência artificial e robotização, são novas declinações para que a geração atual e as futuras continuem a encontrar no IADE, agora como Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia, um local de formação, de cultura, de debate, de vida: numa época que interroga quais vão ser os empregos do futuro e qual será o futuro dos empregos dos nossos dias, a missão do IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia continua a ser a de estar à frente do seu tempo, dos próximos 50 anos.”

Meio século após a sua fundação, o IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação Universidade Europeia permanece como um veículo de criação, de cultura, de investigação e de saber, mobilizando estudantes, professores e colaboradores para honrar o legado deixado pelo seu fundador e diretores – que fizeram do IADE a referência cultural e artística que é hoje – e para assinalar os seus 50 anos .

A celebração deste aniversário tem o Alto Patrocínio da Presidência da República e o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

[Foto: IADE]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *