Connect with us

Lazer & Cultura

Terror na cidade dos estudantes: MOTELX chega a Coimbra em março

Avatar

Publicado há

em

A convite da Câmara Municipal de Coimbra, o MOTELX aterra na cidade dos estudantes com uma programação exclusiva que, durante quatro dias, vai exibir o melhor do cinema de terror nacional e internacional nos espaços privilegiados do Convento São Francisco e da Casa Municipal da Cultura.

Mandy é uma das longas que compõem esta programação especial. Um dos filmes de terror mais marcantes do ano passado, estreado em Sundance e ovacionado em Cannes, marca o regresso do cineasta Panos Cosmatos e conta com uma memorável interpretação de Nicolas Cage. Esta sessão imperdível tem lugar sexta-feira, 8 de Março, às 18h30, no cenário único da Antiga Igreja do Convento São Francisco.

Também The House That Jack Built, do polémico e conceituado realizador dinamarquês, Lars von Trier, vai ser exibido sábado, 9 de Março, às 21h30, na Black Box do Convento São Francisco. Este filme sobre um serial killer, interpretado por Matt Dillon, assinala o regresso do realizador ao género depois do longínquo Epidemic e do mais recente Antichrist.

Outro ponto alto desta programação é a longa portuguesa Mutant Blast de Fernando Alle. Depois de alguma notoriedade em festivais de género com as curtas-metragens Papá Wrestling e Banana Motherfucker, Alle completa um projecto de longa data que conta com o apoio precioso de Lloyd Kaufmann e da sua Troma. Com tais referências, pode esperar-se uma sessão bastante ruidosa a ter lugar na quinta-feira, 7 de Março, às 21h00, na Black Box do Convento São Francisco.

O cinema português marcará também presença em duas sessões de curtas-metragens, às quais se juntam outras tantas internacionais, sábado, dia 9, às 15 horas e domingo, dia 10, às 18h30 no Convento São Francisco. Entre elas estão O Coração Revelador da actriz e realizadora São José Correia, A Estranha Casa na Bruma de Guilherme Daniel (vencedor do MOTELX 2018), Moscatro de Patrícia Maciel com Soraia Chaves, Freelancer de Francisco Lacerda e Francisco A. Lopes, O Quadro de Paulo Araújo e Insanium de Rui Pedro Sousa são algumas delas. Ambas as sessões contam com a presença dos realizadores.

Os mais novos e as famílias não foram esquecidos. Sábado e domingo, às 11h30, na Casa Municipal da Cultura, acontecem duas sessões de curtas Lobo Mau, a secção infanto-juvenil do MOTELX. A entrada é livre.

Para além da exibição de filmes, a masterclass De Caligari a Get Out – História e Evolução do Cinema de Terror, por João Monteiro, co-director do MOTELX, terá lugar na quinta-feira, dia 7 às 18h horas, na Casa Municipal da Cultura. Esta masterclass de entrada livre é dirigida ao público em geral e pretende explorar as origens estéticas e temáticas do cinema de terror, atestando a vitalidade e relevância deste género até aos dias de hoje.

Os bilhetes já estão à venda na bilheteira do Convento São Francisco, em Ticketline.pt e nos locais habituais.

[Foto: MOTELX]

 

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

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