Connect with us

Novidades

E se festejasses o Carnaval como um romano?

Avatar

Publicado há

em

Queres encerrar o Carnaval de 2019 em grande estilo?

Então não podes perder esta festa: na próxima sexta-feira, 8 de março, o Museu de Lisboa – Teatro Romano vai receber um evento original, cheio de história e cultura. Uma autêntica viagem no tempo… Até ao passado!

O evento chama-se Lupercalia e tem como objetivo explicar aos visitantes a verdadeira razão para hoje, em pleno século XXI, comemoramos o Carnaval.

Curioso acerca dos motivos desta festa? Segundo o museu, o Carnaval deriva de uma festa que ocorria em época romana, no dia 15 de fevereiro – e que agradava muito à população. A tradição desta festividade foi-se mantendo, ao longo do tempo…

Mesmo com o cristianismo, a antiga festa pagã não desapareceu dos calendários. Muito pelo contrário: foi adotada, incorporada e permitida no mundo cristão, transformando-se “numa festa de extravagância e liberdades” que acontece sempre antes do advento e da Páscoa.

A Lupercalia, que dá mote a esta noite, era originalmente um festival de pastores, dedicado ao deus da fertilidade, traduzindo-se em cerimoniais de purificação.

Na sexta-feira, a festa começa pelas 21 horas, no Teatro Romano, com a receção dos “luperci”. Para as 21h30 está marcada uma degustação de vinho e de comidas romanas e, pelas 22 horas, uma oficina de dança. Como antigamente já se celebrava até horas tardias, esta noite não é exceção: a festa continua a partir das 23 horas, com música, recriação histórica, jogos e muitas surpresas.

As entradas no evento custam 25 euros. Quanto às inscrições, são obrigatórias e devem ser feitas para teatroromano@museudelisboa.pt ou através do número 215818530.

[Foto: Museu de Lisboa]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *