Ao todo, tratam-se de 14 os projetos selecionados na segunda edição do Programa Explorer da Universidade de Coimbra.
Durante 5 meses, 41 jovens empreendedores vão ser postos à prova e, recebendo formação de profissionais em inovação e modelos de negócio, têm a oportunidade de desenvolver os seus projetos, com um objetivo principal: viajarem até Silicon Valley e ganharem o prémio máximo.
Este programa é promovido pelo Banco Santander através do Santander Universidades e coordenado pelo Centro Internacional Santander Emprendimiento (CISE), contando, em Portugal, com o apoio da Universidade de Coimbra.
Os jovens desta edição têm uma idade média de 21 anos e são, na sua maioria, estudantes das áreas das engenharias e das ciências da saúde. VerticalMicros, SafeBlue, R€cycler, Unlimited Future, WEFAgro tool, TrashTech, ProstheticsforUs, FASTival, Family Plan, DuoFit, FluviPlaces, Scouter, NP (NoPaper) e Plataforma de Talento Jovem são os nomes dos 14 projetos inovadores.
O vencedor desta etapa embarca numa viagem até Silicon Valley, a referência mundial em inovação! Por lá, terá a oportunidade de visitar empresas tecnológicas de ponta, obter consultoria em internacionalização e contactar com investidores. Ao regressar de São Francisco, habilita-se ainda a um dos três prémios finais (30.000, 20.000, e 10.000 euros) para acelerar o desenvolvimento do seu próprio negócio!
A colaboração da Fundação EY traz ao programa Explorer mais um prémio: o Woman Explorer Award! Esta é uma iniciativa que oferece 20.000 euros ao melhor projeto liderado por uma empreendedora. Há ainda o prémio de inovação Disruptive Technology Explorer Award – promovido pela INDRA -, que vai premiar com 3.000 euros (e a assessoria de profissionais da Indraventures) o projeto com a solução mais inovadora.
Para mais informações, podes consultar o site oficial.
[Foto: Universidade de Coimbra]