Connect with us

Diversos

Façamos as contas: eis o que vai mudar nas nossas despesas em 2019

Avatar

Publicado há

em

Ano novo, orçamento mensal novo.

Quando as últimas badaladas de 2018 soarem e chegar o novo ano, há alguns alterações a acontecer no que diz respeito a despesas mensais. Queres saber quais?

Ora bem, comecemos pelas más notícias: as rendas, os transportes, as portagens, o tabaco e os refrigerantes vão aumentar de preço. Já a eletricidade deverá baixar.

As contas são feitas pela agência Lusa e revelam que as atualizações de preços que estão no programa para 2019 incluem uma nova subida no valor das rendas – que devem aumentar 1,15% em 2019, mais do que este ano – e uma subida dos preços das portagens nas autoestradas – sobem 0,88% em janeiro. Os transportes públicos deverão subir 1,14%, segundo avança a Autoridade Metropolitana de Transportes.

As taxas de Imposto sobre Veículos (ISV) e o Imposto Único Circulação (IUC) devem subir em média 1,3% em 2019, mas descem nos automóveis menos poluentes – segundo simulações da Deloitte, com base no OE. Prevê-se ainda um aumento do Imposto sobre o Tabaco, que pode trazer uma subida de cerca de 10 cêntimos no maço de cigarros.

Além disso, sobem ainda os preços do pão, dos refrigerantes e das telecomunicações (anúncio já feito pela Nos e a Meo).  

O preço do leite, assim como o do gás natural, deverá manter-se. Descer, descer, só mesmo a eletricidade: as tarifas no mercado regulado descem 3,5% para os consumidores domésticos a partir de 1 de janeiro, anunciou a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

[Foto: Unsplash]

 

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *