Connect with us

Diversos

A história da Federação Académica de Lisboa

Avatar

Publicado há

em

Fundada a 20 de Novembro de 2014, a Federação Académica de Lisboa é composta por vinte Associações de Estudantes do Ensino Superior Universitário e Politécnico, representando indiretamente mais de 40.000 estudantes da Área Metropolitana de Lisboa!

A FAL assumiu-se, desde o primeiro dia, como uma estrutura política, cultural e desportiva representativa da maior academia do país e ramificada em cinco concelhos: Lisboa, Almada, Oeiras, Cascais e Loures. A concertação entre as várias Associações de Estudantes, sem nunca prejudicar a autonomia de cada uma delas, é tida como uma prioridade absoluta.

Através de cinco áreas core (Política, Desporto, Responsabilidade Social, Cultura, e Recreação), o objetivo central é a melhoria constante do Ensino Superior nas suas várias vertentes e a construção de uma sociedade mais interessada e informada, que permita aos jovens decidir o seu futuro com sucesso e determinação.

Para este ano letivo que agora começa, de 2018/2019, a ideia é continuar os projetos que já vinham a ser desenvolvidos e arrancar com alguns novos. Segundo João Rodrigues,  presidente da FAL, “Não podemos ficar num quadro estático. Temos de mudar, de nos saber adaptar. Procuramos atender às necessidades dos estudantes. O Desporto Universitário tem novas atividades. A nível político temos alguns projetos, como um ciclo de conferências sobre o alojamento académico que vamos agora começar. Estamos com as obras de remodelação na Academia Consciente, no Bairro Padre Cruz. Este espaço físico serve precisamente para os estudantes da Academia poderem, no futuro, prestar voluntariado e ajudar a comunidade daquele que é o maior bairro comunitário na Europa. Serve para os estudantes de Lisboa darem um pouco mais de si e prestarem algum acompanhamento a crianças que vivem no bairro.”

Segundo João Rodrigues, “Há toda uma panóplia de atividades que a Federação tem preparado em conjunto com as suas várias Associações.” Exemplo disso é a “componente de formação para dirigentes, contexto no qual estamos a trabalhar em conjunto com o Algarve e Évora. E claro, a formação para estudantes – desde formações em Office, passando por Word e Excel.

A sede da FAL situa-se atualmente no Pólo Universitário da Ajuda, nas instalações da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa. Embora jovem, esta Federação assume diariamente o compromisso de dinamizar a vida académica, salvaguardar os interesses dos estudantes e promover atividades culturais e desportivas!

Livro Negro do Ensino Superior

Mais Superior: Como tem sido recebido o Livro Negro do Ensino Superior pela Academia, pelos estudantes e por toda a comunidade envolvente?

João Rodrigues: “O balanço que fazemos é positivo. Este foi um projeto de investigação científica que trouxe uma nova nuance sobre a realidade do alojamento académico. Foi publicado em abril e teve um grande impacto inicial. Foi muito bem recebido por parte dos estudantes, que nos enviaram contributos que achavam ser pertinentes para a investigação, testemunhos… Para além disso, os Serviços de Ação Social também deram o seu parecer acerca das nossas conclusões e ainda falámos com os Senhores Reitores, com o Presidente do Instituto Politécnico, com o Governo… O que nos surpreendeu bastante foram as Bibliotecas, como a Biblioteca Nacional e a Biblioteca do Instituto Superior Técnico, que nos pediram exemplares… É óbvio que não queremos ficar por aqui: de um livro negro pretendemos passar para um livro verde, com várias propostas. E aí sim, entra o papel fundamental dos estudantes: darem-nos pareceres, sugestões sobre o alojamento académico, partilharem conosco o que acham que tem de melhorar. Esse é um dos desígnios até ao final do ano civil.”

[Fotos: FAL]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *