Connect with us

Notícias

Troca no Coração: a iniciativa solidária de estudantes do ISCAP

Avatar

Publicado há

em

No passado mês de Outubro, um grupo de estudantes do 3.º ano do curso de Comunicação Empresarial do ISCAP criou o projeto de solidariedade Troca no Coração.

O objetivo desta iniciativa é simples: trocar objetos por outros de valor superior, de forma a encontrar um “tesouro” que permita ajudar uma instituição de solidariedade social. Já com várias trocas consumadas, esta iniciativa pretende despertar a atenção da comunidade para questões como a sustentabilidade, a reutilização e a solidariedade social.

 O desafio foi lançado numa aula de Gestão de Redes Sociais, onde os alunos tinham de criar um blogue sobre um tema à escolha e desenvolver um plano de gestão de redes sociais em torno deste mesmo blogue.  Diogo Tristão, Nuno Jesus, Rui Abreu e Tânia Gomes aproveitaram esta oportunidade e decidiram conferir um cariz solidário a um trabalho escolar. Para explicar a mecânica do projeto, foi criado um vídeo onde se elucida de forma genérica todo o processo.

Rapidamente, o projeto ultrapassou as paredes da sala de aula e foi abraçado pelos docentes e estudantes do Instituto. Tem vindo a crescer e começa a despertar a atenção da sociedade em geral. Neste momento, para além de realizar as trocas, o grupo está em contato com várias instituições de solidariedade social que foram referidas pelos seguidores no Facebook, a fim de selecionar um grupo mais restrito – o qual será alvo de uma votação para que se possa eleger a instituição que receberá o “tesouro” final.

Toda atividade do projeto pode ser seguida nas redes sociais deste grupo. Até ao momento, os estudantes conseguiram trocar o galo de Barcelos por um vinil do álbum True de Legendary Tigerman, que por sua vez foi trocado por uma cadeirinha de bebé. A cadeirinha foi então trocada por um smartphone Nokia, que irá ser trocado esta semana por um objeto mais valioso.

Para os estudantes de Comunicação Empresarial “quando começamos a pensar no projeto de redes definimos como nosso principal objetivo ser inovador e marcar a diferença no nosso meio envolvente, ajudando alguém. Um pequeno gesto, uma ideia “académica” irá fazer a diferença na vida de alguém.”

[Foto: ISCAP]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PGRpdiBjbGFzcz0iZXB5dC12aWRlby13cmFwcGVyIj48aWZyYW1lICBzdHlsZT0iZGlzcGxheTogYmxvY2s7IG1hcmdpbjogMHB4IGF1dG87IiAgaWQ9Il95dGlkXzkxNDk1IiAgd2lkdGg9IjQ5MCIgaGVpZ2h0PSIyNzYiICBkYXRhLW9yaWd3aWR0aD0iNDkwIiBkYXRhLW9yaWdoZWlnaHQ9IjI3NiIgIGRhdGEtcmVsc3RvcD0iMSIgc3JjPSJodHRwczovL3d3dy55b3V0dWJlLmNvbS9lbWJlZC9SZ0RXTGpXUjktaz9lbmFibGVqc2FwaT0xJmF1dG9wbGF5PTAmY2NfbG9hZF9wb2xpY3k9MSZyZWw9MCZpdl9sb2FkX3BvbGljeT0xJmxvb3A9MCZtb2Rlc3RicmFuZGluZz0xJmZzPTEmcGxheXNpbmxpbmU9MCZhdXRvaGlkZT0yJnRoZW1lPWRhcmsmY29sb3I9cmVkJmNvbnRyb2xzPTEmIiBjbGFzcz0iX195b3V0dWJlX3ByZWZzX18gIG5vLWxhenlsb2FkIiBkYXRhLXZvbD0iMTAiICBkYXRhLWVwYXV0b3BsYXk9IjEiICB0aXRsZT0iWW91VHViZSBwbGF5ZXIiICBhbGxvdz0iYXV0b3BsYXk7IGVuY3J5cHRlZC1tZWRpYSIgYWxsb3dmdWxsc2NyZWVuIGRhdGEtbm8tbGF6eT0iMSIgZGF0YS1za2lwZ2Zvcm1fYWpheF9mcmFtZWJqbGw9IiI+PC9pZnJhbWU+PC9kaXY+