Connect with us

Lazer & Cultura

Lisbon & Sintra Film Festival de volta com novidades

Publicado há

em

A 12.ª edição do LEFFEST tem lugar de 16 a 25 de novembro.

Na agenda deste festival estão a estreia de Roma, de Alfonso Cuarón – que arrecadou um Leão de Ouro 2018 no festival de Veneza e que a organização salienta ser a única exibição em cinema no nosso país – de Suspiria, de Luca Guadagnino (de Call Me By Your NameThe house that Jack built, de Lars von Trier.

Há ainda espaço para ver Dovlatov, de Aleksey German Jr., Rojo, de Benjamin Naishta, e At Eternity’s Gate, de Julian Schnabel.  No programa está também um espectáculo inédito de Laurie Anderson – que “apresentará materiais sonoros e visuais inéditos” numa sessão no cinema Nimas – e uma sessão com o escritor e argumentista Jean-Claude Carrière, “um dos mais importantes argumentistas da história do cinema”.

O realizador Jacques Audiard, o ator Louis Garrel, a atriz Laetitia Casta, a ativista Aminata Dramane Traoré e o juiz Baltasar Garzón também marcam presença nesta edição. A todas estas novidades juntam-se a uma programação já anunciada em setembro passado – da qual se destacava a presença de Walter Salles, realizador brasileiro, no júri deste ano; uma retrospetiva dedicada ao britânico Mike Leigh, outra ao cazaque Darezhan Omirvayev e uma homenagem ao cineasta português João Botelho.

Há ainda três temas que atravessam o festival: o realizador norte-americano David Lynch, de quem será revisitado o trabalho em várias disciplinas artísticas, e dois ciclos temáticos sobre neoliberalismo, novos fascismos e utopia.

O LEFFEST acontece no Cinema Monumental, no Espaço Nimas e no Teatro Nacional D.Maria II, em Lisboa, no Centro Cultural Olga Cadaval e no MU.SA Museu das Artes de Sintra, em Sintra, e no Palácio Nacional Jardins de Queluz.

[Foto: Divulgação]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *