Connect with us

Night & Day

O Reino dos Documentários é em Arcos de Valdevez

Avatar

Publicado há

em

O Doc’s Kingdom 2018 – Seminário Internacional sobre Cinema Documental começa já no próximo domingo, 2 de Setembro!

Entre 2 e 7 de Setembro, pelo quarto ano consecutivo em Arcos de Valdevez, o seminário Doc’s Kingdom reúne uma comunidade internacional de cerca de 100 participantes para um encontro intensivo, passado entre sessões e debates – tudo isto com a presença de 10 cineastas convidados. 

A abertura deste grande festival do cinema documental acontece pelas 21 horas, com a exibição do filme Out of the Present, do romeno Andrei Ujică. O realizador vai estar presente nesta sessão, que tem lugar na Casa das Artes de Arcos de Valdevez.

Com o título Máquina do Mundo, inspirado em Camões, em Drummond de Andrade e no Padre Himalaya, o Doc’s Kingdom 2018 tem curadoria da brasileira Patrícia Mourão, em colaboração com o director do seminário, Nuno Lisboa. Segundo este último, “Do documentário observacional à arquitectura forense, o Doc’s Kingdom 2018 propõe um programa de investigações e experiências que reinvestem na capacidade do cinema mergulhar na contingência do tempo histórico e atestar pelos seus meios a evidência incontestável do real.”

Para incentivar os visitantes a fazerem o percurso completo e intensificar a experiência de imersão coletiva ao longo de uma semana inteira a ver e discutir cinema, só são anunciados os cineastas convidados e não o programa detalhado das sessões! Isto significa que os participantes só sabem que filme vão ver quando a sala escurece e a projecção começa!  

A sessão pública de encerramento do seminário acontece no dia 6 de Setembro às 21h30 e conta com a exibição do filme O Ornitólogo, de João Pedro Rodrigues – premiado com a melhor realização no festival de Locarno e filmado na região do Douro! 

Para quem não tem possibilidade de se deslocar até Arcos de Valdevez, o Doc’s Kingdom 2018 realiza duas extensões em Lisboa! Estas vão ter lugar na Cinemateca Portuguesa na noite de sábado, 8 de Setembro (sessão com a presença de Andrei Ujică) e na galeria Maumaus / Lumiar Cité, na segunda-feira, 10 de Setembro, onde vai estar Maria Augusta Ramos.

As inscrições estão abertas e podeser feitas no site !

 

[Foto: Doc’s Kindgom]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *