Connect with us

Novidades

Dia Internacional de Cultura p’rós amigos

Publicado há

em

O Dia Internacional dos Museus é já amanhã (dia 18 de maio) e nós não podíamos deixar passar esta oportunidade sem te dar umas sugestões do melhor que há de graça!

A norte de Portugal, no Porto, o Museu Militar do Porto para além das visitas gratuitas e livres, vai ter uma atividade top! Agora eu era um tropa vai pôr-te de farda, cara pintada de camuflagem e armado/a em recruta a seguir instruções e a cumprir missões da Ordem Unida. Mas atenção! É necessário reservares o teu lugar, porque há um limite máximo de 25 participantes. O evento acontece às 10 e às 14 horas.

Com a cabeça ainda na Eurovisão e na nossa música O Jardim, a Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio convida-te a explorar as flores representadas nas peças expostas neste espaço e a descobrir quais as espécies presentes no seu jardim, com À Descoberta de Flores, no Museu. Para terminar a atividade que dura uma hora, vais criar as tuas flores de papel na oficina do museu. Podes armar-te em Dora, a exploradora das 10 às 17 horas.

Em Lisboa, o Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) vai ter visitas livres das 10 às 18 horas, mas há atividades especiais a acontecer. És uma pessoa do estilo “eu vi primeiro”? A pintura portuguesa do séc. XV, Anunciação, de Álvaro Pires de Évora, vai ser colocada em exposição pela primeira vez, às 12 horas. São 10 minutos de exclusividade!

Às 11h30 e às 15 horas, vais poder ver o MNAA pelos olhos de uma personalidade com o programa MNAA 12 Escolhas. São 12 personalidades que escolhem um must see de 12 obras de arte. Imagina lá de quem é o primeiro roteiro? Do rei das selfies: Marcelo Rebelo de Sousa!

Às 15h30, lê-se arte em voz alta com Inferno. Este evento dura 10 minutos e é uma colaboração do Plano Nacional de Leitura com o MNAA.

Ainda pela capital portuguesa, o Panteão Nacional junta-se ao movimento das entradas à vontade, à vontadinha e recebe-te das 10 às 18 horas, sendo a última entrada às 17h40. Um mistério em Santa Engrácia é um jogo que o Panteão Nacional e o Museu da Água têm para descobrires o património escondido na zona oriental de Lisboa. Esta atividade decorre das 14 às 17 horas e necessita de marcação prévia – e de um calçado bem confortável (depois não digas que não te avisámos).

Rumando a sul, em Faro, o Museu Municipal de Faro oferece-te a oportunidade de assistires a um recital de música e poesia com Afonso Dias e Tânia Silva, às 15 horas, no evento As Musas Habitam no Museu.

 

Não há como escapar… Todos os caminhos vão dar aos museus grátis!

[Fotografia: DGPC]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *