Connect with us

Novidades

2018 é o verdadeiro ano da retoma do emprego em Portugal

Avatar

Publicado há

em

Sitel Portugal quer contratar 500 pessoas

De acordo com a consultora Hays, este será o ano em que as empresas vão voltar a recrutar em força.

A Hays publicou os resultados do seu Guia do Mercado Laboral 2018, e a conclusão é clara: As empresas vão voltar a recrutar.
De acordo com os dados deste trabalho, as perspetivas de recrutamento para 2018 atingem os 81 por cento, naquele que é o valor mais alto alguma vez verificado nos inquéritos realizados pela consultora.

Este dado reflete o dinamismo do mercado de trabalho atual, sendo que a percentagem de profissionais interessados em mudar de emprego desceu para os 70 por cento, o valor mais baixo de sempre. Significa isto, de acordo com a Hays, que “as perspetivas de recrutamento e o interesse numa mudança de emprego parecem estar a seguir rumos opostos, acentuando a clivagem entre procura e oferta de competências”.

No entanto, estas tendências variam “consideravelmente consoante a região do país e o tipo de empresa”, de acordo com esta consultora. Se olharmos, por exemplo, para as grandes empresas nacionais, as intenções de recrutamento para 2018 estão bastante acima da média (86 por cento), ultrapassando até as das empresas multinacionais (81 por cento).
Já ao nível regional, é na região Norte que há maior interesse em recrutar – 88 por cento das empresas – enquanto que no Centro e no Sul a previsão fica-se pelos 78 por cento.

Ainda de acordo com o Guia do Mercado Laboral 2018, a tendência que se verificou nos últimos anos de fuga de talento para o estrangeiro está a alterar-se, e “o mercado nacional apresenta cada vez maior abertura para a integração de profissionais qualificados, pelo que a intenção de emigrar desceu drasticamente em 2017 para 37 por cento”, numa queda de 32 pontos percentuais face a 2016.

[Fonte: Hays e Eco]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *