Connect with us

Novidades

Tudo o que podes fazer para ajudar Pedrógão Grande

Avatar

Publicado há

em

Depois da tragédia que se abateu sobre o distrito de Leiria, com um incêndio de grandes dimensões a fazer para já 62 mortos e 57 feridos, sucedem-se as ofertas de ajuda e os pontos de recolha de bens essenciais. Reunimos aqui tudo o que podes fazer para ajudar Pedrógão Grande.

Recolhas de mantimentos, doações de dinheiro, espetáculos de solidariedade. Estão a multiplicar-se as manifestações de apoio às vítimas e aos bombeiros do concelho de Pedrógão Grande e das localidades vizinhas, e tu podes dar a tua contribuição de várias formas.

Entrega de bens
Desde logo, a entrega de bens essenciais nos quartéis de bombeiros é a maneira mais direta e eficaz de fazer chegar às corporações o apoio de que mais precisam neste momento. Seja nos quartéis de Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande, Castanheira de Pera ou Alvares (concelho de Góis), ou em muitos outros que, pelo país inteiro, estão a fazer recolhas, podes deixar os seguintes alimentos:
– Águas
– Leite
– Barras de cereais energéticas
– Bolachas
– Sumos
– Conservas
– Frutas (de preferência daquelas que se aguentem mais tempo)0

Os bombeiros precisam igualmente de:
– Soro fisiológico
– Água oxigenada
– Compressas
– Ligaduras
– Pomadas para queimaduras
– Roupa

Em Lisboa, por exemplo, a recolha destes bens está a ser centralizada no quartel dos Bombeiros Voluntários no Largo Barão de Quintela (entre o Chiado e o Cais do Sodré), na Ajuda (Rua Sá Nogueira), no Beato (Rua do Grilo), em Cabo Ruivo (Rua Montepuez), em Campo de Ourique (Rua José Gomes Ferreira) e nos Lisbonenses (Rua Camilo Castelo Branco).
Também começam a surgir outras iniciativas, como a do Sporting Clube de Portugal, que permite aos seus apoiantes deixar as suas doações no Estádio de Alvalade, e a da Associação Académica de Lisboa, que está a recolher bens na sua sede – na Rua da Cintura do Porto de Lisboa, Armazém 1, Naves 3, 4 e 5 – até às 17 horas do dia de hoje, para depois as entregar aos Bombeiros Voluntários de Ansião.

Doações em dinheiro
Há ainda várias contas bancárias nas quais poderás depositar dinheiro para ajudar as populações que perderam os seus bens:
Cáritas Portugal
IBAN: PT50 0035 0001 00200000 730 54

Caixa Geral de Depósitos | CONTA SOLIDÁRIA CAIXA
IBAN: PT50 0035 0001 00100000 330 42

Cruz Vermelha Portuguesa
Multibanco/netbanking
Optar “Pagamento de serviços” e inserir entidade 20999, referência 999 999 999
Transferência bancária
IBAN: PT50 001000003631911000174
Online
http://www.cruzvermelha.pt/donativos/donativo-pontual.html

Espetáculos de solidariedade
Para além das restantes formas de apoio, estão já anunciados dois espetáculos de solidariedade para com as vítimas dos incêndios. Um grupo de artistas da zona de Leiria – entre eles David Fonseca, a Orquestra Jazz de Leiria e a Academia de Ballet e Dança – vai juntar-se no dia 24 de junho, às 21h30, no Teatro José Lúcio da Silva, para um espetáculo que terá bilhetes à venda a 15 euros, cuja receita reverterá em favor das vítimas.
Está também a ser organizado um concerto de solidariedade para o dia 27 de junho, no MEO Arena, em Lisboa. A organização garante que mais de 20 artistas já confirmaram a sua presença, e que todas as receitas serão entregues às vítimas desta tragédia.

Não fiques parado e dá a tua ajuda!

[Foto: Jornal de Leiria]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *