Connect with us

Desporto & Saúde

Pela tua saúde, mexe-te!

Avatar

Publicado há

em

Um estudo da Universidade de Liverpool concluiu que bastam duas semanas de inatividade para reduzir a massa muscular e aumentar o risco do desenvolvimento de doenças crónicas. Por isso, pela tua saúde, mexe-te!

Dois investigadores da Universidade de Liverpool (no Reino Unido) concluíram que são precisas apenas duas semanas sem atividade física para provocar alterações metabólicas que podem aumentar o risco de doenças crónicas – como a diabetes tipo 2, as patologias cardiovasculares e, em casos extremos, a morte prematura.

Os resultados deste estudo foram apresentados no Porto e não deixam margem para dúvidas: 14 dias sem exercício físico e sem alterações na dieta conduzem a mudanças significativas, como a perda de massa muscular e o aumento da gordura corporal total.

Para chegarem a estas conclusões, os investigadores recorreram a 28 jovens saudáveis e fisicamente ativos, que passaram de cerca de 10 mil passos por dia para apenas 1500 – o que se traduz em menos 125 minutos diários de atividade vigorosa ou moderada. Ao fim dos 14 dias, os níveis da forma física cardio-respiratória destas pessoas diminuíram acentuadamente e elas já não foram capazes de correr durante o mesmo tempo e com a mesma intensidade.
Para além disso, verificaram que o índice de massa magra total sofreu uma redução.

[Fonte: P3]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *