Connect with us

Ciência & Tecnologia

Empresas, universidades e centros científicos juntos nos CoLAB

Avatar

Publicado há

em

Os novos laboratórios colaborativos são uma medida do Governo para reunir empresas, universidades e centros científicos em torno da investigação e da inovação.

Os CoLAB querem reforçar a cooperação entre várias entidades, públicas e privadas, nas áreas da investigação e da inovação para a resolução de problemas concretos da sociedade. Este modelo de laboratório vai ser apresentado amanhã em Lisboa, numa iniciativa inserida no Programa Interface, e que o primeiro-ministro considera ser “a chave” para o sucesso da revolução digital.

Estes laboratórios colaborativos serão operacionalizados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e pela Agência Nacional de Inovação (ANI), e caberá à FCT reconhecer o título de CoLAB, depois de avaliadas e selecionadas as candidaturas a concurso, de acordo com o projeto de regulamento disponível no portal da instituição, e que será submetido a consulta pública.

O presidente da FCT, Paulo Ferrão, admite que o concurso possa ser lançado dentro de dois a três meses. Numa fase posterior, poderão ser lançados concursos para financiamento de atividades e contratação de pessoal, nomeadamente através de fundos comunitários, como o programa Portugal 2020.

[Fonte: Sapo]

Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

– Publicidade –

Artigos recentes

– Publicidade –

– Publicidade –

– Publicidade –