Connect with us

Desporto & Saúde

Os conselhos da ciência para acabares com a tua gripe

Avatar

Publicado há

em

O que tens é mesmo uma gripe? Ou será antes uma constipação? E o que deves afinal fazer para te curares?

Apesar dos sintomas parecerem os mesmos, a origem de uma gripe e de uma constipação varia. De acordo com a BBC, a gripe é causada por mutações do vírus influenza (e por isso difere todos os anos) e a constipação pode ser causada por mais de 200 tipos de vírus, que atacam de forma distinta.

Quando os sintomas aparecem de forma súbita e te deixam de cama com febre, dores no corpo e calafrios, podes estar perante uma gripe. Se os sintomas aparecerem de forma intensa, mas gradual, deverás estar constipado. Mas qual a melhor forma para te curares?

A BBC organizou algumas medidas aconselhadas pela ciência que deves ter em conta:

  • Alimentação: com gripe ou constipação, a alimentação pode ser uma excelente aliada no tratamento, mas, mais importante do que nutrir, é necessário saber ouvir o corpo e respeitar as suas vontades, no caso de teres ou não vontade de comer.
  • Água: a ingestão de água ou de chá é importante, não para curar a gripe/constipação, mas para prevenir a desidratação a que te sujeitas, principalmente quando a febre ataca.
  • Mel: excelente aliado mas apenas para atenuar a tosse contínua.
  • Medicamentos: paracetamol e ibuprofeno são permitidos até em conjunto mas é necessário o aconselhamento de um médico relativamente à dosagem.
    Cuidado com os antibióticos: este tipo de fármaco apenas deve ser aplicado em casos bacterianos, e a gripe/constipação tem origem viral.
  • Bálsamo (à base de menta ou eucalipto): deves aplicá-lo no peito, pescoço e nas costas para aliviar o desconforto na respiração, sobretudo nos casos mais agudos.
  • Laranja: é uma das aliadas no tratamento das gripes e constipações, mas, de acordo com um estudo recente, a vitamina C no combate à gripe só é eficaz em desportistas.
  • Truques caseiros: a canja de galinha costuma ajudar!

As melhoras!

[Fonte: Msn]
[Foto: Pexels]

Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *