Connect with us

Novidades

77 anos de Faculdade de Motricidade Humana

Avatar

Publicado há

em

No dia de ontem, assinalaram-se os 77 anos da Faculdade de Motricidade Humana com a mensagem do Reitor da Universidade de Lisboa, a apresentação de um projeto que estuda os adeptos de futebol, e a atribuição de bolsas de mérito aos melhores alunos da instituição.

77 anos não são 77 dias. E a história e tradição da Faculdade de Motricidade Humana (FMH) já é longa, com um papel central no ensino em Portugal nas áreas das Ciências do Desporto, da Saúde e da Motricidade e Reabilitação Psicomotora, primeiro enquanto Instituto Nacional de Educação Física, depois como Instituto Superior de Educação Física, até à designação atual, adotada em 1989.

Para assinalar mais um aniversário, a FMH juntou a sua comunidade académica para uma sessão solene inaugurada pelo Reitor da Universidade de Lisboa, António Cruz Serra, à qual se juntou a apresentação de um projeto coordenado por esta instituição, o EuroFIT.
Pedro Teixeira é o professor responsável por este estudo que tem como regras, nas suas palavras, “a promoção da atividade física e de uma alimentação mais saudável para a prevenção de doenças crónicas e melhoria do estilo de vida e da saúde, dirigido a adeptos de clubes de futebol profissional”.
O que o EuroFIT faz é combater a obesidade e o sedentarismo, convocando homens saudáveis mas em excesso de peso, e que sejam adeptos de futebol. Atualmente, já abarca várias universidades europeias, entidades públicas e privadas e vários clubes de futebol profissional. O mote é simples: “O adepto joga e o clube apoia”!

Houve ainda tempo para recompensar os melhores alunos de cada uma das licenciaturas da FMH, com uma bolsa de mérito no valor de 1000 euros. Rodrigo Pereira, de Ciências do Desporto/Treino Desportivo; Inês Correia, de Ciências do Desporto/Exercício e Saúde; Constança Davison, de Ergonomia; Francisco Saraiva, de Gestão do Desporto; Raquel Fernandes, de Dança e Sara Pinote, de Reabilitação Psicomotora, são os novos bolseiros da faculdade.

No final, ficou no ar a possibilidade da FMH mudar as suas instalações para o Estádio Universitário de Lisboa, ideia que teve o aval do Reitor da Universidade de Lisboa. Se se vai concretizar ou não, veremos no futuro.

Parabéns à Faculdade de Motricidade Humana!

[Fotos: Fábio Azêdo]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *