Connect with us

Novidades

Quando o teu smartphone te diz se tens álcool no sangue

Publicado

em

O Departamento de Engenharias da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) criou um alcoolímetro que é verdadeiramente inovador.

Trata-se de um dispositivo eletrónico que, ligado ao telemóvel, permite aos condutores saber de imediato a sua taxa de alcoolemia. Este trabalho foi desenvolvido pela mestranda Ana Patrícia Queirós Gomes, e consiste “num alcoolímetro smartwatch wearable, complementado por uma aplicação móvel que possibilita a rápida e fácil estimativa da taxa de alcoolemia por analogia à quantidade de álcool detetado na respiração”, conforme explica em comunicado esta instituição.

Ainda de acordo com a UTAD, este sistema foi comparado com o aparelho utilizado pela Polícia de Segurança Pública de Vila Real, tendo mostrado resultados “bastante consistentes e proporcionais”. A sua grande vantagem é, de acordo com os investigadores, “a oportunidade de o condutor poder aferir a taxa de alcoolemia a qualquer hora com a conveniência de um dispositivo wearable, mas sobretudo a importância do facto desta monitorização poderem resultar grandes progressos na prevenção de acidentes rodoviários”.

A UTAD garante que este instrumento é portátil, de fácil manuseamento e discreto para que o possas transportar contigo no dia a dia. Para o usares, basta-te soprar para um sensor ligado por Bluetooth ao teu smartphone, no qual terás de ter instalada a app que acompanha este alcoolímetro.

[Fonte: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro]
[Foto: joão barbosa @ Flickr]

Continue Reading
Publicidade
Clica para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *